Estudantes da Unipampa realizam atividade sobre o descarte correto de pilhas com crianças do ensino básico fundamental
Por Luciane Borges Mancilia
Alunos do curso de Engenharia Ambiental e Sanitária da Universidade Federal do Pampa (Unipampa), Campus Caçapava do Sul, realizaram atividades de sensibilização ambiental com crianças do 5º ano do ensino fundamental no Instituto Municipal de Educação Augusta Maria de Lima Marques, no dia 4 de dezembro. A ação faz parte da componente curricular de “Projeto Integrador em Meio Ambiente III”, no qual os estudantes desenvolvem e aplicam projetos de extensão relacionados à sua área de atuação, como a disposição de resíduos sólidos.
A dinâmica foi baseada em orientações sobre o descarte de pilhas e baterias que são itens do dia a dia que possuem um alto potencial poluidor, especialmente quando descartados de forma inadequada. De acordo com a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), firmada pela Lei nº 12.305/2010, esses materiais devem ser devolvidos aos fabricantes, importadores ou comerciantes por meio da logística reversa, garantindo seu reuso, reciclagem ou descarte ambientalmente adequado, como explica uma das professoras participantes do projeto de extensão do Campus Caçapava do Sul, Jessica Weiler.
A atividade com os alunos do ensino fundamental básico foi dividida em dois blocos que foram apresentados por estudantes do componente curricular e participantes do projeto: o primeiro abordou o descarte correto de pilhas, enquanto o segundo, explicou o impacto ambiental do descarte inadequado de pilhas, especialmente quando lançadas em corpos d’água ou no solo. Além disso, durante a ação, foi debatida a presença das pilhas no cotidiano e a falta de reflexão sobre o destino desses materiais após o uso, bem como a importância de descartá-las de forma correta.
O coordenador do curso de Engenharia Ambiental e Sanitária, Thiago Lugokenski, explica que ao final de cada bloco das dinâmicas aplicadas, às crianças tiveram a oportunidade de realizar uma atividade prática, onde construíram um “papa-pilhas” (alusivo ao descarte correto do material) a partir de materiais recicláveis: “O contato direto com o público infantil é essencial. As crianças dessa faixa etária são naturalmente curiosas e podem multiplicar o aprendizado, conscientizando seus pais e familiares, o que amplia significativamente o alcance das ações ambientais”, destaca.
A professora do Campus Caçapava do Sul, Yasmin Vieira, considera que a educação ambiental é um dos melhores conhecimentos que um engenheiro ambiental e sanitarista pode utilizar para preservar o meio ambiente. Ainda pondera que atividades como a realizada na escola são fundamentais na formação dos alunos, pois os tornam mais independentes e motivados a aplicarem os ensinamentos absorvidos na prática.
Por fim, o aluno do curso de Engenharia Ambiental e Sanitária, Tiago Arce comenta sobre a experiência vivenciada ao participar da atividade com alunos do ensino básico fundamental: “Realizar a atividade com os alunos do 5º ano foi desafiador, pois exigiu traduzir conhecimentos técnicos em uma linguagem acessível e dinâmica. No entanto, a resposta das crianças foi extremamente positiva, pois elas participaram, interagiram, brincaram e compreenderam o objetivo da atividade.”, conclui.
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