Início > Eu autista apresenta relatos vivencias e perspectivas sobre o autismo
Data de Publicação 22/04/2019 - 11:32 Atualizado em 22/04/2019 - 11:33 1272 visualizações

“Eu, Autista” apresenta relatos, vivências e perspectivas sobre o autismo

Informativo do PET Fisioterapia, do Campus Uruguaiana, reúne textos de autores autistas
Por Franceli Couto Jorge

O Programa de Educação Tutorial (PET) Fisioterapia, do Campus Uruguaiana da Universidade Federal do Pampa (Unipampa), publicou, no mês de abril, a 22ª edição do Informa PET. O informativo intitulado “Eu, Autista” reúne textos sobre os mais diversos aspectos do autismo e escritos por autistas a partir de suas vivências e perspectivas.

Há textos sobre a identidade; as características do autismo e como se apresentam de forma diferente em cada indivíduo; debate sobre a cura; o Movimento Autista Brasileiro; o autismo em mulheres e o mito do quatro para um; o Dia 2 de abril (Dia Mundial da Conscientização do Autismo); a importância de evitar a infantilização do autismo; a era pós-tecnologia e as faces de cinderela. O informativo também traz um texto de ficção científica e o Manifesto: Austistar é Resistir! Identidade, cidadania e participação, da Associação Brasileira para Ação por Direitos das Pessoas Autistas (Abraça).

Os autores são de diferentes idades e áreas profissionais como arquitetura e urbanismo; pedagogia e educação. Também há textos de escritor, desenhista, editor e palestrante; jornalista e radialista; youtubers; autores de livros; ativistas pelos direitos dos autistas e estudantes.

Manifesto: Autistar é Resistir!

A última publicação do Informa PET Fisioterapia é o “Manifesto: Autistar é Resistir! Identidade, Cidadania e Participação” por meio do qual a Abraça convoca as organizações do poder público e da sociedade civil, a mídia, as lideranças políticas e comunitárias, a fortalecer e apoiar a luta pelo direito à participação dos autistas na vida pública e política. O documento na íntegra e o Informa PET Fisioterapia podem ser acessados no site Flipsnack.

Eu, Autista! Informativo do PET Fisioterapia
Tags: Uruguaiana