Início > Excelencia academica curso de enologia da unipampa recebe nota maxima em avaliacao do mec 0
Data de Publicação 29/04/2023 - 08:56 Atualizado em 29/04/2023 - 08:56 1051 visualizações

Excelência acadêmica: Curso de Enologia da Unipampa recebe nota máxima em avaliação do MEC

Por Franceli Couto Jorge

O curso de Bacharelado em Enologia, da Universidade Federal do Pampa (Unipampa), obteve a nota máxima em avaliação feita virtualmente, entre os dias 12 e 14 de abril, pelo Ministério da Educação (MEC). Ofertada no Campus Dom Pedrito, a graduação é o único Bacharelado em Enologia no Brasil. Atualmente, com 150 estudantes, o curso foi avaliado em três eixos: organização didático-pedagógica, corpo docente e tutorial, e infraestrutura.

O processo avaliativo ocorreu por meio de uma visitação virtual in loco e de reuniões com docentes e discentes, com o Núcleo Docente Estruturante (NDE), com a Comissão Própria de Avaliação (CPA), com a coordenação do curso e com gestores institucionais. Além disso, houve a análise de documentos apresentados previamente e, também, durante a visita. Conforme os avaliadores do MEC, "o trabalho desenvolvido pela Instituição é bastante positivo com infraestrutura de qualidade, o corpo docente e discente bem engajado e comprometido em todas as ações concernentes ao tripé: ensino, pesquisa e extensão".

O professor do curso de Enologia, Juan Saavedra Del Aguila, destaca que: "como toda construção humana, o curso de Bacharelado em Enologia é suscetível de ser melhorado. Neste sentido, o processo de renovação e reconhecimento do nosso curso pelo MEC/Inep é fundamental para que o curso enxergue se está trilhando o caminho certo". Para o docente, obter o conceito máximo, 5, "é um reconhecimento ao conjunto da obra do que se está sendo realizado no curso". Nesse processo de construção coletiva, Juan Del Aguila enaltece a participação dos servidores (técnicos e docentes), dos terceirizados e, principalmente, dos discentes.

"É uma enorme alegria saber que a Unipampa possui o único curso [de Bacharelado em Enologia] de excelência dentro do Brasil", afirma o professor. Apesar disso, Juan Del Aguila ressalta que ainda há muitas tarefas a serem finalizadas como, por exemplo, a retomada e conclusão da obra do "Prédio Acadêmico da Enologia". Por fim, o professor agradece à gestão superior da Unipampa e do Campus Dom Pedrito pelo apoio antes, durante e após o processo de renovação e reconhecimento do curso de Bacharelado em Enologia.

Como destacado pelo docente, a participação dos estudantes é muito importante para a construção do curso e, consequentemente, para sua avaliação. O resultado também traz impactos para os discentes da graduação. Sara Borghi, graduanda do 7° semestre do Bacharelado em Enologia, afirma que: "o conceito 5 no MEC para nós, estudantes, representa o reconhecimento de muito esforço".

A acadêmica ingressou no curso em 2018 e ressalta que acompanhou sua evolução durante esse tempo. "É fantástica a sensação de fazer parte dessa nota. Sendo um curso voltado à produção, temos muito conteúdo prático e, como é uma área em crescimento no país, temos grande material para pesquisa, então, a nota é o reconhecimento de muito trabalho, tanto de professores e servidores técnicos quanto o nosso próprio", ressalta Sara. A estudante afirma ainda que o reconhecimento por meio da obtenção do conceito máximo também significa uma oportunidade de ganho de visibilidade para o curso, tanto para a entrada de novos alunos, quanto para se criar parcerias com outras instituições e empresas.

Curso de Enologia da Unipampa recebe nota máxima em avaliação do MEC