Início > Exposicao em homenagem oliveira silveira sera inaugurada na proxima segunda feira 31 em bage
Data de Publicação 25/10/2022 - 10:42 Atualizado em 25/10/2022 - 10:42 812 visualizações

Exposição em homenagem a Oliveira Silveira será inaugurada na próxima segunda-feira, 31, em Bagé

Ser da negritude e ser do gauchismo, simultaneamente, é a inspiração para a exposição “Oliveira Silveira: Pêlo Escuro do Pampa” a ser inaugurada na segunda-feira, dia 31 de outubro, às 17h, pelo reitor da Universidade Federal do Pampa, Roberlaine Ribeiro Jorge, no Prédio II da Reitoria no centro de Bagé (Rua Mélanie Granier, 51). 

O resgate da potência das culturas afro-gaúchas foi a principal missão de Oliveira Silveira até o final de sua vida em Porto Alegre, depois de sair de Rosário do Sul, onde nasceu em 1941. Lançado em 1977, em seu livro Pêlo Escuro o poeta reforça a presença negra no extremo sul do Brasil revisitando o passado e projetando um futuro de equidade. Tal missão ganhou ainda mais notoriedade na montagem do Piquete “Pêlo Escuro” no Acampamento Farroupilha de 2022, onde foram realizadas várias atividades com elementos do acervo pessoal do poeta Oliveira Silveira. Com projeto arquitetônico da engenheira civil Adriana Gindri Salbego, a Unipampa, a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e o Instituto Oliveira Silveira/ANdC garantiram que o piquete motivasse o diálogo entre os povos que compõem o caleidoscópio da história sul-rio-grandense atendendo ao tema do acampamento deste ano “Etnias do gaúcho: Rio Grande, terra de muitas terras”.

A exposição “Oliveira Silveira: Pêlo Escuro do Pampa” é uma homenagem ao poeta da consciência negra Oliveira Silveira (1941-2009), um dos idealizadores do Vinte de Setembro - Dia Nacional da Consciência Negra, que foi aclamado Doutor Honoris Causa tanto pela Unipampa, quanto pela UFRGS no contexto da Década Internacional de Afrodescendentes da ONU (2015-2024). Atualmente, ambas  universidades desenvolvem projetos sobre a vida e a obra de O.S. sob a liderança da professora Sátira Machado do Grupo de Pesquisa CriaNegra/CNPq-Unipampa, em parceria com a filha do poeta Naiara Silveira, atual presidenta do Instituto Oliveira Silveira. Até o final de novembro, de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h, a exposição poderá ser vista pelas vitrines do Prédio II da Reitoria da Unipampa no centro de Bagé. 

 

Com informações de Sátira Machado
 

    • Exposição em homenagem a Oliveira Silveira será inaugurada na próxima segunda-feira, 31, em Bagé - Divulgação
      Exposição em homenagem a Oliveira Silveira será inaugurada na próxima segunda-feira, 31, em Bagé - Divulgação