Início > Formacao pedagogica prepara professores da unipampa para ano letivo
Data de Publicação 11/03/2020 - 17:25 Atualizado em 11/03/2020 - 17:25 1999 visualizações

Formação Pedagógica prepara professores da Unipampa para ano letivo

Encontro ocorreu nesta quarta-feira, 11, no Campus Bagé
Por Emanuelle Tronco Bueno

Enquanto os alunos não iniciam as aulas, marcadas para iniciarem no dia 16 de março, a Universidade Federal do Pampa (Unipampa) e os professores se preparam para trazer novidades nos próximos semestres de 2020. Através da Divisão de Formação e Qualificação da Pró-Reitoria de Graduação (Prograd), das Coordenações Acadêmicas e dos Núcleos de Desenvolvimento Educacional (Nude) das Unidades Universitárias, a Unipampa organiza a Formação Pedagógica, um espaço para troca de informações e debates entre os profissionais da área. O evento, que também marca a abertura do ano letivo, ocorreu nesta quarta-feira, 11, no Auditório do Campus Bagé, com transmissão simultânea para todas as unidades da Unipampa. Os participantes assistiram à palestra sobre “Metodologias Ativas: discutindo possibilidades”, ministrada pelo professor Luís Flávio Souza de Oliveira.

Na ocasião, compuseram a mesa de abertura as seguintes autoridades da Universidade: o reitor, Roberlaine Ribeiro Jorge, o vice-reitor, Marcus Vinicius Morini Querol, o pró-reitor de Graduação, Pedro Daniel da Cunha Kemerich, o pró-reitor de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação, Fábio Gallas Leivas, e o pró-reitor de Extensão e Cultura, Paulo Lopes.

Em seu discurso, o reitor da Unipampa, Roberlaine Ribeiro Jorge, apontou os desafios da gestão, o processo de transição e as mudanças para o ano, transmitindo a mensagem de uma postura proativa: “Vamos construir juntos, buscando alternativas, propondo soluções”, afirma. Sobre a formação pedagógica, o vice-reitor, Marcus Vinicius Morini Querol, ressaltou que é um momento de discutir metodologias ativas, um modelo que deve ser reproduzido e ampliado pelos professores.

O encontro, além de marcar o início do ano letivo de 2020, é uma das oportunidades que a Unipampa oferece aos seus professores para atualização, socialização e produção de novos conhecimentos: “Este é um momento de reflexão sobre as nossas práticas docentes. De tempos em tempos nos colocamos no papel de nossos alunos, refletindo sobre como superar as limitações e as novidades que surgem na prática docente contemporânea”, conclui o pró-reitor de Graduação, Pedro Daniel da Cunha Kemerich.

Conheça o palestrante:

Possui doutorado em Bioquímica Toxicológica pela Universidade Federal de Santa Maria (RS), mestrado em Ciências Farmacêuticas pela Universidade Federal de Santa Catarina, por onde também obteve bacharelado em Farmácia-Análises Clínicas. É Fellow 2016 pela Foundation for Advancement of International Medical Education and Research (FAIMER). Atuou como professor na Universidade do Extremo Sul-Catarinense, Universidade Comunitária Regional de Chapecó e Universidade do Estado de Santa Catarina. Tem experiência nas áreas de Toxicologia (celulae, genética e imunológica), Bioquímica (farmacológica e metabólica), Farmacologia e Imunologia. Atualmente é professor associado do Curso de Farmácia da Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA (Campus Uruguaiana), onde coordena o grupo de pesquisa ToxCel (Grupo de Pesquisa em Toxicologia Celular). É membro do corpo docente do Programa de Pós-Graduação em Ciências Farmacêuticas. Como prestação de serviço, participou da criação e da direção do Laboratório de Imunologia e Infecção HIV para determinação de CD4/CD8 e carga viral HIV de Uruguaiana e região. Como trabalho extensivo coordena projeto contra drogadição escolar na cidade de Uruguaiana.

• Formação Pedagógica prepara professores da Unipampa para ano letivo
      Formação Pedagógica marca início do ano letivo da Unipampa (Foto: Ronaldo Estevam)
    • Formação Pedagógica prepara professores da Unipampa para ano letivo
      Mesa de abertura foi composta pelo reitor, vice-reitor e pró-reitores (Foto: Ronaldo Estevam)