Início > Formaturas dos campi sao gabriel e cacapava do sul diplomam 32 novos profissionais
Data de Publicação 23/08/2016 - 15:07 Atualizado em 24/08/2016 - 14:36 3577 visualizações

Formaturas dos campi São Gabriel e Caçapava do Sul diplomam 32 novos profissionais

Por Franceli Couto Jorge

A Universidade Federal do Pampa (Unipampa) diplomou, na última semana, 32 novos profissionais. As cerimônias de colação de grau ocorreram nos dias 19 e 20 de agosto, respectivamente, em São Gabriel e Caçapava do Sul. Receberam os diplomas os concludentes dos cursos de Biotecnologia, Ciências Biológicas (Bacharelado e Licenciatura), Engenharia Florestal e Gestão Ambiental do Campus São Gabriel. Em Caçapava do Sul, foram diplomados os acadêmicos dos cursos de Geologia, Licenciatura em Ciências Exatas e Tecnologia em Mineração.

As solenidades contaram com a presença do reitor da Unipampa, Marco Antonio Fontoura Hansen, do pró-reitor de Graduação, Ricardo Carpes, do diretor e diretora de cada Unidade Universitária, coordenadores acadêmicos e dos cursos, patronos, patronesses, paraninfos (as), professores e técnico-administrativos em educação homenageados, autoridades locais, familiares e amigos dos formandos.

 

Campus São Gabriel diploma 20 novos profissionais

Em São Gabriel, a cerimônia de colação de grau ocorreu no Ginásio do Campus III da Universidade da Região da Campanha (Urcamp) e reuniu mais 300 pessoas. Foram diplomados 20 novos profissionais, sendo seis do curso de Biotecnologia, quatro de Bacharelado em Ciências Biológicas, três de Licenciatura em Ciências Biológicas, três de Engenharia Florestal e quatro de Gestão Ambiental.

A abertura da solenidade foi realizada pelo diretor do Campus São Gabriel, professor Valdir Stefenon, que parabenizou os formandos e familiares pela conquista e falou sobre o encerramento de um ciclo na vida dos concludentes. “A Universidade lhes propiciou o primeiro contato com a profissão que vocês escolheram, o início de uma formação científico-tecnológica, as discussões humanísticas e as reflexões sobre o mundo. Esses momentos únicos ficarão guardados na memória de cada um de vocês”, afirmou o docente. E, por fim, aconselhou “usem essas experiências, as positivas e as negativas, para construir um mundo melhor, mais justo e ético”.

Diretor do Campus São Gabriel, Valdir Stefenon

Na sequência, cada curso proferiu seu respectivo juramento. Logo após, houve a outorga de grau coletiva e a chamada nominal dos formandos para entrega dos diplomas. Oradores (as) e paraninfos (as) também tiveram a oportunidade de discursar para os presentes.

Com diferentes abordagens, discentes e docentes expressaram os desafios enfrentados durante a graduação e a alegria do encerramento de um ciclo. A paraninfa do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, professora Berenice Bueno, falou aos seus afilhados: “A vocês caberá o desafio de refazer a educação, reinventá-la, criar condições objetivas para a cidadania, para um planeta sustentável, para um conviver solidário. Vocês deverão criar alternativas pedagógicas que favoreçam o aparecimento e um novo tipo de pessoas, sensíveis, preocupadas com um novo projeto social e político que construa uma sociedade mais justa, mais igualitária”.

A nova engenheira florestal, Caroline Toledo, discursou em nome da turma. A oradora contou que a caminhada foi longa e difícil. “Conseguimos chegar aqui e este é o fruto de nosso esforço. Portanto, colegas, tenhamos sempre em nós essa força de vontade e persistência que nos trouxe até aqui”, disse. “Com a formação que tivemos, não podemos ser meros profissionais, devemos ser líderes de uma mudança na nossa sociedade, cumprindo o papel o qual aqui juramos, sem esquecer, sobretudo, da ética em busca da felicidade”, concluiu a formanda.

A paraninfa de Gestão Ambiental, professora Nara Zamberlan, disse aos formandos: “Foi um privilégio tê-los em nossa companhia e desejo sucesso em suas profissões. Que os ensinamentos recebidos nesta casa os façam pessoas comprometidas com a sociedade, o ambiente e a educação”.

Foto da outorga de grau Paraninfa de Ciências Biológicas Juramento de Gestão Ambiental

Formandos durante a execução do Hino Nacional Reitor da Unipampa, Marco Antonio Fontoura Hansen Cerimônia de colação de grau do Campus São Gabriel

Fotos: Fernando Cruz/Unipampa

 

Campus Caçapava do Sul confere grau a formandos de três cursos

A Universidade Federal do Pampa (Unipampa) diplomou 12 novos profissionais em Caçapava do Sul dos cursos de Geologia, Licenciatura em Ciências Exatas e Tecnologia em Mineração. A cerimônia de colação de grau ocorreu no Instituto de Educação Professora Augusta Maria de Lima Marques, na noite do sábado, 20. A abertura da solenidade foi realizada pela diretora do Campus Caçapava do Sul, professora Aline Balladares.

Em seu discurso, a docente falou da importância da Instituição na região do Pampa. “Não somente pela oportunidade do acesso ao ensino superior de muitos, que se quer tinham o direito de pensa-lo, mas por toda a transformação socioeconômica e cultural nas cidades em que funciona”, enfatizou. Na sequência, a diretora parabenizou os formandos. “Parabéns por terem conseguido honrar o compromisso da sua decisão e terem chegado ao final desta etapa com o mérito de superação de todos os obstáculos e desfrutado das descobertas de novo, do aprendizado e do crescimento”, disse.

Diretora do Campus Caçapava do Sul, Aline Balladares - Foto: Fernando Cruz

A cerimônia prosseguiu com o juramento, outorga de grau e entrega dos diplomas para os concludentes de cada turma. Nos discursos, oradores e paraninfos falaram sobre as particularidades de seus cursos. O paraninfo de Geologia, professor Felipe Caron, fez algumas analogias quanto aos conteúdos trabalhados na Geologia e as fases vividas pelos acadêmicos. “As ondas desde sua origem, apesar de todas as transformações ao logo de sua propagação, conservam um parâmetro: que é a sua frequência ou período. Isso significa a essência individual de cada um, isso significa a personalidade de cada um, isso significa capacidade de trabalho de cada um. Apesar de serem ondas, nenhuma onda é igual a outra. Hoje, cada um de vocês está pronto”, disse o docente.

O discurso da oradora de Tecnologia em Mineração, Joiceane de Freitas, enfatizou os diferentes aprendizados. “Além do conhecimento intelectual, temos aprendizados pessoais, pois parte fundamental de nosso crescimento foi o convívio com pessoas de vários lugares, que tiveram criações diferentes. A Unipampa trouxe isso e nós soubemos aproveitar”, destacou.

O encerramento da solenidade foi feito pelo reitor da Unipampa, Marco Antonio Fontoura Hansen, que discursou aos presentes. “Pautada em valores éticos, o compromisso da Unipampa não se restringe a formar um competente profissional, mas, sim, por meio de experiências e contato com diferentes realidades, despertar nos estudantes o senso crítico, a autonomia e o compromisso de colocar em prática os ensinamentos recebidos, bem como dar a sua contribuição significativa na construção de um mundo melhor”, enfatizou. 

    • Cerimônia de colação de grau do Campus Caçapava do Sul - Foto: Fernando Cruz/Unipampa
      Cerimônia de colação de grau do Campus Caçapava do Sul - Foto: Fernando Cruz/Unipampa
    • Formandos do Campus Caçapava do Sul - Foto: Fernando Cruz/Unipampa
      Formandos do Campus Caçapava do Sul - Foto: Fernando Cruz/Unipampa
    • Mesa de honra
    • Outorga de grau
      Outorga de grau do curso de Licenciatura em Ciências Exatas - Foto: Fernando Cruz/Unipampa
    • Concludentes do curso de Licenciatura em Ciências Exatas - Foto: Fernando Cruz
      Concludentes do curso de Licenciatura em Ciências Exatas - Foto: Fernando Cruz/Unipampa