Início > Fundacao luiz englert sera autorizada como primeira entidade de apoio unipampa
Data de Publicação 04/11/2019 - 10:40 Atualizado em 04/11/2019 - 12:11 3364 visualizações

Fundação Luiz Englert será autorizada como a primeira entidade de apoio à Unipampa

Por Franceli Couto Jorge

Na sexta-feira, 1, representantes da Universidade Federal do Pampa (Unipampa) e da Fundação Luiz Englert (FLE) reuniram-se, no Gabinete da Reitoria, em Bagé, para tratar das atividades desenvolvidas pela primeira entidade de apoio à Unipampa. A FLE irá auxiliar o desenvolvimento de projetos de ensino, pesquisa, extensão, desenvolvimento institucional, científico e tecnológico e estímulo à inovação, oferecendo todo o suporte para a gestão administrativa e financeira aos coordenadores para a execução desses projetos.

A abertura da reunião foi realizada pela vice-reitora da Unipampa, professora Nádia Fátima dos Santos Bucco, que ressaltou a relevância deste dia para a Universidade. “Havia a necessidade de termos uma fundação para o desenvolvimento da atividade-fim da Universidade”, afirmou. Na sequência, houve a apresentação de cada um dos participantes. O pró-reitor adjunto de Planejamento e Infraestrutura, José Waldomiro Jimenez Rojas, destacou o trabalho incansável da equipe da Coordenadoria de Gestão de Convênios e Projetos – por meios da Divisão de Gestão de Convênios e do Setor de Relacionamento com Fundações de Apoio – para a concretização desta autorização, bem como, do pró-reitor de Planejamento e Infraestrutura, Luís Hamilton Tarragô Pereira Jr.

Para o presidente da FLE, André Cezar Zingano, as expectativas da Fundação em relação ao trabalho com a Unipampa são as melhores possíveis. “Isso eu posso dizer pelo entusiasmo que eu senti aqui dos professores em elaborar projetos, então, parece que há uma demanda em que torna necessária a presença da fundação aqui para dar vazão a tudo aquilo que a Universidade tem a oferecer para a própria sociedade. Esses projetos são para o bem da sociedade, para o bem da comunidade que está no entorno da Universidade, então, a fundação vem exatamente para contribuir e facilitar o trabalho do pesquisador e do professor”, afirma.

Presidente da FLE, André Cezar Zingano - Foto: Ronaldo Estevam

A FLE é uma entidade de apoio à Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) desde 1965, então, segundo Zingano, o objetivo é justamente oferecer a experiência da Fundação para a Unipampa. “A nossa satisfação é ver o pesquisador fazendo o seu trabalho, vendo a produção científica dele melhorar, aumentar e ter condições de manter uma infraestrutura que é realmente necessária. Não se mantém uma infraestrutura sem ter recurso. A fundação facilita a arrecadação de recursos e o professor vai com esse recurso produzir paper, trabalhos, produzir bens que vão ser utilizados pela sociedade”, conclui.

A reunião foi dividida em dois momentos. O primeiro deles reservado para a apresentação da Fundação Luiz Englert, onde foram expostos dados de sua criação, suas atribuições e a parte operacional que envolve compras, diárias nacionais e internacionais, despesas diversas e a execução propriamente dita dos projetos. Atualmente, a FLE apoia 122 ações e projetos em desenvolvimento. A Fundação tem personalidade jurídica de Direito Privado, sem fins lucrativos e com objetivos estatutários de caráter técnico-cultural. No segundo momento, os servidores da Unipampa tiveram a oportunidade de esclarecer as dúvidas sobre o desenvolvimento dos projetos com o apoio da FLE.

A Unipampa aguarda a emissão da Portaria pela Ministério da Educação, porém, a autorização já foi comunicada em reunião realizada no dia 29 de outubro. Para a vice-reitora, “a necessidade da fundação foi clara por um longo período, então, hoje é um dia a ser comemorado. Agora chegou o momento, já temos fundação”, ressaltou. Por fim, agradeceu a presença de todos e fez um agradecimento especial à equipe da Proplan: “Gostaria de agradecer a vocês que colocaram a mão na massa e efetivaram o grande dia de hoje, que é um dia muito especial, um dia que fica na história da universidade”.

Participaram da reunião os pró-reitores de Administração, Evelton Machado Ferreira, de Extensão e Cultura, Rafael Lucyk Maurer, de Gestão de Pessoas, Luiz Edgar Araujo Lima, de Graduação, Amélia Rota Borges de Bastos, o diretor de Assuntos Estratégicos e de Relações Institucionais e Internacionais, Cristian Ricardo Wittmann, a chefe de Gabinete, Magda Luiza Torres Barreto, a servidora da Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação, Caroline Costa Moraes, a servidora da Diretoria de Educação a Distância, no exercício da diretoria, Verônica Morales Antunes, e os servidores da Proplan, José Paulo Fagundes, Bruno Medeiros Donato, Fernanda da Cunha Ortega e Ménithen Ness Gouveia, e a servidora da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis e Comunitários (Praec), Caiane Cavalheiro Lopes.

Reunião marca a autorização da FLE como entidade de apoio à Unipampa - Foto: Ronaldo Estevam
      Representantes das duas instituições reuniram-se no Gabinete da Reitoria, em Bagé - Foto: Ronaldo Estevam