Início > Geoparque cacapava e reconhecido pela unesco como geoparque mundial
Data de Publicação 30/05/2023 - 22:28 Atualizado em 31/05/2023 - 09:59 1372 visualizações

Geoparque Caçapava é reconhecido pela Unesco como Geoparque Mundial

Por Sofia Viero Sorgetzt

O Geoparque Caçapava, projeto conduzido pela Universidade Federal do Pampa (Unipampa), Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e Prefeitura Municipal de Caçapava do Sul, foi reconhecido como Geoparque Mundial pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco). O reconhecimento foi anunciado no dia 24 de maio, durante a 216ª sessão do conselho executivo da Unesco em Paris, na França.

A elevação à categoria de Geoparque Mundial representa para o Geoparque Caçapava  integrar a Rede Global de Geoparques da Unesco e contar com o apoio da agência internacional em questões de sustentabilidade, preservação e proteção ambiental, promoção do envolvimento dos moradores da região e ampliação da capacidade turística do local.

A candidatura ao reconhecimento pela Unesco passou por diversas fases, totalizando quase uma década de esforços que culminaram na apresentação de dossiê de candidatura em 25 de outubro de 2021, no aniversário de 190 anos do município de Caçapava do Sul, e na visita de avaliadores da Unesco em novembro de 2022. Nesta visita, os especialistas, da Espanha e do Japão, avaliaram o território a partir do checklist enviado no dossiê. O Geoparque Caçapava foi muito bem avaliado, o que, segundo José Rojas, diretor do Campus Caçapava do Sul da Unipampa, está fortemente ligado ao engajamento da comunidade no projeto. A cada visita aos geossítios, os avaliadores viam o envolvimento das pessoas de Caçapava do Sul, que agora têm seus geoprodutos valorizados com um selo.

De acordo com Rojas, o Geoparque Caçapava é feito "por pessoas para pessoas”, ou seja, não se constrói um Geoparque apenas com suas riquezas naturais, é necessário que a sociedade se aproprie, respire e viva o território. Um trabalho que emociona e que traz desenvolvimento sustentável para a região.

Segundo Rojas, a Unipampa cumpre sua missão, pois está em um constante processo de transformação e de desenvolvimento da região do pampa gaúcho. Conforme o diretor do Campus Caçapava do Sul, o trabalho está apenas começando, muitos desafios virão. A certificação será oficialmente entregue em uma cerimônia durante a 10ª Conferência Internacional dos Geoparques Mundiais da Unesco, que ocorrerá em setembro, no Marrocos.

Conforme o Reitor da Unipampa, Roberlaine Ribeiro Jorge, o reconhecimento da Unesco do Geoparque Caçapava será um divisor de águas para toda a região de abrangência. A Unipampa será um dos principais agentes propulsores do Geoparque, juntamente com os demais agentes públicos e da sociedade civil. Fazer parte desse projeto desde o início, traz muito orgulho e ao mesmo tempo uma grande responsabilidade, a qual a Unipampa assume com todo o entusiasmo, sabendo que a Instituição não está sozinha nessa jornada, e sim, junto de toda a comunidade nessa caminhada para o desenvolvimento regional.

 

    • Um homem apresenta numa tela para o público o dossiê do Geoparque Caçapava.
      Apresentação do dossiê do Geoparque Caçapava pelo professor André Borba.
    • Três homens apresentam numa tela para o público o dossiê do Geoparque Caçapava.
      Apresentação do dossiê do Geoparque Caçapava pelo diretor do Campus Caçapava do Sul da Unipampa, José Rojas, Pró-Reitor de Extensão da UFSM, Flavi Ferreira Lisboa Filho e Reitor da UFSM, Paulo Burmann.
    • Foto de várias pessoas ao redor de uma mesa degustando azeite de oliva.
      Equipe do Geoparque Caçapava com produtores de azeite de oliva.
    • Foto de várias pessoas com algumas delas segurando um banner escrito "Geofeira".
      Equipe do Geoparque Caçapava e avaliadores com geoartesãos.
    • Pessoas posando para foto ao redor da escultura de um animal pré-histórico.
      Equipe do Geoparque Caçapava e avaliadores no Jardim da Geodiversidade, no Campus Caçapava do Sul da Unipampa.
    • Foto de cinco homens conversando.
      Avaliadores recebendo informações dos Geólogos André Borba (UFSM), Marcelo Lusa (Unipampa) e do Engenheiro José Rojas (Unipampa).
    • Foto de várias pessoas reunidas ao ar livre.
      Equipe do Geoparque Caçapava com avaliadores da Unesco.