Início > Grupo de pesquisa da unipampa promove iii seminario de inovacao pedagogica
Data de Publicação 03/12/2019 - 13:22 Atualizado em 03/12/2019 - 13:23 1564 visualizações

Grupo de pesquisa da Unipampa promove III Seminário de Inovação Pedagógica

Evento reuniu mais de cem participantes no Campus Uruguaiana

Nos dias 29 e 30 de novembro, a Universidade Federal do Pampa (Unipampa), Campus Uruguaiana, recebeu a terceira edição do Seminário de Inovação Pedagógica: formação acadêmico-profissional (III SIP). O evento é uma ação de extensão do Grupo de Pesquisa em Inovação Pedagógica na Formação Acadêmico-Profissional de Profissionais da Educação – Grupi/Unipampa. O III SIP tem o objetivo de possibilitar espaço-tempo de reflexões teórico-conceituais e de socialização de vivências de inovação pedagógica, articulando a relação entre a Educação Básica e a Universidade, na perspectiva da formação dos profissionais da Educação.

Nesta terceira edição, os participantes dialogaram e refletiram acerca das vivências de profissionais da escola e universidade, dos princípios de ensino por pesquisa, da inovação pedagógica, da dialogicidade, da relação teórico-prática e da ação-reflexão-ação próprios do seu fazer pedagógico. Este ano o evento contou com 101 participantes, com apresentação de trabalhos, tendo como público-alvo professores e demais profissionais da Educação Básica e Superior, acadêmicos da graduação e pós-graduação e outras pessoas interessadas em inovação pedagógica na escola.

O III SIP ocorreu no formato de Rodas de Conversação, espaços para (re)organização do processo de planejamento e avaliação de práticas educativas - sempre em ação. Configura-se como eixo integrador dos participantes do evento e de seus trabalhos pedagógicos, para possibilitar espaço-tempo de reflexões teórico-conceituais e de socialização de práticas de inovação pedagógica, além de oportunizar a elaboração de diferentes instrumentos de acompanhamento e avaliação de inovação pedagógica, na formação acadêmico-profissional.

Nesta terceira edição, foram socializados 78 trabalhos, divididos em sete Rodas de Conversação, organizadas pelos temas: currículo, formação docente, metodologias, recursos pedagógicos/ludicidade e relação escola-comunidades-universidade. Dentre os mediadores das Rodas, o evento contou com a presença da professora Cadidja Coutinho, que palestrou e mediou a primeira Roda de Conversação, além de colaborar com as discussões da segunda com a temática formação docente, realizada no sábado, 30, pela manhã.

Na última atividade, o Inter Rodas de Conversação, realizada no final da tarde de sábado, os participantes socializaram performances artístico-culturais de cenas de aplicação de situações/vivências com inovação educacional, por eles elaboradas, como forma de visibilizar diferentes propostas de aplicação deste princípio, em seu trabalho pedagógico.

O III SIP teve ao longo de sua programação atividades culturais tais como o Coral da Unipampa – Campus Uruguaiana e a apresentação do estudante do curso de Medicina Veterinária Gabriel Jordani Caravagio Alves, que contou músicas tradicionalistas.

 

Com informações de Diana Salomão de Freitas

    • Participantes interagindo em uma Roda de Conversação do III SIP - Foto: Mayckel Jean Moreira Silva
      Participantes interagindo em uma Roda de Conversação do III SIP - Foto: Mayckel Jean Moreira Silva
    • Equipe Organizadora do III SIP - Foto: Mayckel Jean Moreira Silva
      Equipe Organizadora do III SIP - Foto: Mayckel Jean Moreira Silva
    • Participantes do III SIP realizado no Campus Uruguaiana - Foto: Mayckel Jean Moreira Silva
      Participantes do III SIP realizado no Campus Uruguaiana - Foto: Mayckel Jean Moreira Silva
    • Elena Mello (líder do Grupi), a palestrante Cadidja Coutinho, Diana Salomão de Freitas (vice-líder do Grupi) e Raquel Ruphentall
      Elena Mello (líder do Grupi), a palestrante Cadidja Coutinho, Diana Salomão de Freitas (vice-líder do Grupi) e Raquel Ruphentall - Foto: Mayckel Jean Moreira Silva
Tags: Uruguaiana