Início > Grupo de pesquisa em neuromecanica aplicada da unipampa teve trabalhos premiados no xix congresso
Data de Publicação 22/09/2021 - 16:34 Atualizado em 22/09/2021 - 16:34 479 visualizações

Grupo de Pesquisa em Neuromecânica Aplicada da Unipampa teve trabalhos premiados no XIX Congresso Brasileiro de Biomecânica

Trabalhos realizados no âmbito do Grupo de Pesquisa em Neuromecânica Aplicada da Universidade Federal do Pampa (Unipampa), Campus Uruguaiana, foram premiados no XIX Congresso Brasileiro de Biomecânica, evento oficial da Sociedade Brasileira de Biomecânica ocorrido entre 13 e 17 de setembro, sendo o maior congresso da área na América Latina. O Grupo de Pesquisa em Neuromecânica Aplicada participou de diversas atividades do congresso, com destaque para os trabalhos apresentados e eleitos como melhores trabalhos temáticos. Os trabalhos foram apresentados por estudantes da Unipampa e ilustram o impacto do trabalho realizado pelo grupo ao longo dos anos. Ao todo, foram premiados quatro trabalhos apresentados em três temáticas (confira abaixo).

Nesta edição, o evento contou com mais de 600 participantes, em ambiente virtual, e uma programação vasta, com convidados do Brasil, Colômbia, México, Estados Unidos, Canadá, Inglaterra e África do Sul. O evento também recebeu a terceira edição do meeting latino americano de biomecânica, o XI Simpósio em Neuromecânica Aplicada, e o 13º Simpósio do Motor Control ISB Technical Group.

Confira os trabalhos premiados:

Na temática de biomecânica do esporte

"Analysis of clinical tests better predicting biomechanical outcomes in unilateral jump landing tasks", de autoria de Karine Josibel Velasques Stoelben, Andressa Lemes Lemos, Evangelos Pappas, Felipe P Carpes. O trabalho é fruto do projeto de tese da doutoranda em Ciências Fisiológicas na UNIPAMPA, Karine Stoelben, e conta com fomento do CNPq, em parceria com a University of Wollongong, Austrália.

Na temática de locomoção e postura

"Efeitos do aquecimento dos pés sobre o controle postural em idosos", de autoria de Mathias Sosa Machado, Álvaro Sosa Machado, Eliane Celina Guadagnin, Daniel Schmidt, Andresa Mara de Castro Germano, Felipe P Carpes. Apresentado pelo bolsista de iniciação científica Mathias Machado, estudante de fisioterapia da UNIPAMPA, o trabalho mostrou resultados da primeira fase de um projeto de cooperação internacional desenvolvido em parceria com a Technische Universität Chemnitz, da Alemanha, com o financiamento do programa CAPES PROBRAL. Além disso, o projeto conta com uma bolsa do programa FAPERGS PROBIC.

Na temática de ensino de biomecânica

"Interactive online biomechanics simulations and tools for students and professors", de autoria de Felipe P Carpes, Jennifer Martay & Hugo Martay. O trabalho relata a construção e distribuição gratuita de ferramentas de simulação biomecânica para uso em sala de aula. O recurso é disponibilizado em diferentes idiomas e pode ser usado para auxílio no ensino, seja presencial, remoto ou híbrido. Desenvolvido em parceria com pesquisadores da Anglia Ruskin University da Inglaterra, o trabalho foi recentemente publicado em formato de artigo, na prestigiada revista Advances in Physiology Education, com acesso livre: https://doi.org/10.1152/advan.00069.2021.

"Olimpíadas de Biomecânica: adaptação de um projeto de inovação didático-pedagógica para o ensino remoto", de autoria de Ana Carolina Lamberty de Morais, Bruna Carvalho Mendes, Mathias Sosa Machado, Marieli Miranda Paz, Maria Eduarda Ferreira Pereira, Vitória de Pereira Ferreira, Felipe P Carpes. Premiado na categoria de ensino de biomecânica, o trabalho apresentado pela bolsista PDA de iniciação ao ensino Ana de Morais, estudante de fisioterapia na UNIPAMPA, mostra como o projeto de inovação didático pedagógica "Olimpíadas de Biomecânica" foi adaptado para o contexto do ensino remoto emergencial. O projeto, iniciado em 2013, vem sendo utilizado também por outras universidades brasileiras para facilitar o aprendizado de biomecânica. Para quem tem interesse em conhecer mais sobre esse projeto, recomenda-se a leitura do artigo em que o método de ensino foi publicado, na revista Advances in Physiology Education, com acesso livre (https://doi.org/10.1152/advan.00027.2017).

Com informações de Marcos Roberto Kunzler

XIX Congresso Brasileiro de Biomecânica