Início > Grupo de pesquisa em neuromecanica aplicada participa de congresso no canada
Data de Publicação 12/08/2019 - 17:04 Atualizado em 12/08/2019 - 17:09 709 visualizações

Grupo de pesquisa em Neuromecânica Aplicada participa de Congresso no Canadá

Por Tamíris Centeno Pereira da Rosa

O grupo de pesquisa em Neuromecânica Aplicada da Universidade Federal do Pampa (Unipampa) participou do Congresso da International Society of Biomechanics, em Calgary, no Canadá, entre os dias 31 de julho e 04 de agosto.

Dentre as atividades que o grupo participou destacam-se as apresentações de seis trabalhos na modalidade oral e outros quatro na modalidade poster. Ainda no mesmo evento, o professor da Unipampa Felipe Carpes, que é membro do conselho executivo da International Society of Biomechanics, participou da reunião do conselho executivo, e no evento coordenou uma sessão científica sobre uso de ferramentas de imagem para diagnóstico neuromuscular e o Developing Countries Grant Competition, atividade que premiou cinco projetos de pesquisa propostos por pesquisadores de países em desenvolvimento.

O professor também recebeu uma homenagem das mãos do atual presidente da sociedade, professor Joseph Hamill e do presidente eleito, prof. Anton Arndt, pelo serviços voluntários prestados à International Society of Biomechanics nos últimos quatro anos.

O grupo de pesquisa em Neuromecânica Aplicada foi representando, além de Carpes, pela pós doutoranda Eliane Guadagnin, pela doutoranda do programa multicêntrico de ciências fisiológicas Karine Stoelben e plas graduandas em fisioterapia Milena Aguiar dos Santos e Inaê de Oliveira Marcelo.

A participação no evento foi possível com o apoio de diferentes agências e sociedades. Carpes recebe apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Guadagnin da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul (Fapergs), Marcelo da Unipampa por meio do edital Programa de Auxílio para Estudantes (Pape), Santos recebeu um travel grant da Sociedade Brasileira de Biomecânica e Stoelben recebeu um travel grant da International Society of Biomechanics e University of Calgary. Karine Stelben também foi destaque em uma reportagem publicada pela University of Calgary.

Tags: Uruguaiana