Início > Grupo de pesquisa em neuromecanica aplicada promove acoes de mobilidade academica internacional
Data de Publicação 03/01/2022 - 17:26 Atualizado em 03/01/2022 - 17:27 623 visualizações

Grupo de Pesquisa em Neuromecânica Aplicada promove ações de mobilidade acadêmica internacional entre grupos de pesquisa do Brasil e da Alemanha

As ações são possíveis por meio do fomento Capes/Probral

Nos meses de novembro e de dezembro de 2021, o Grupo de Pesquisa em Neuromecânica Aplicada (GNAP) da Universidade Federal do Pampa (Unipampa) promoveu ações de mobilidade discente e docente previstas pelo programa de internacionalização do projeto de pesquisa intitulado "Effect of acute sensory intervention on balance, sensitivity, and foot coordination in obese elderly", com fomento do programa Capes/Probral. O projeto envolve a parceria entre a Unipampa e a Universidade Tecnológica de Chemnitz, na Alemanha.

O fomento, que envolve mobilidade docente, discente, bolsas de doutorado sanduíche e pós-doutorado, é da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e do Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico (DAAD). O objetivo do Probral é fomentar a pesquisa por meio do intercâmbio científico e da mobilidade acadêmica entre Instituições de Ensino Superior (IES) brasileiras e Instituições sediadas na Alemanha.

O GNAP, com sede em Uruguaiana e liderado pelos servidores Felipe Carpes e Marcos Kunzler, recebeu primeiro a visita do estudante de mestrado Jesus Escalona Navarro. Depois, foi a vez da professora Andresa Germano. Ambos estiveram no Campus Uruguaiana da Unipampa e participaram de diversas atividades acadêmicas no grupo, reuniões de projetos, discussões com acadêmicos, colaboração técnica, e aprendizado de métodos e equipamentos envolvidos nos experimentos previstos no projeto.

Em 2018, a convite do grupo alemão, o professor Felipe Carpes fez uma visita técnica em Chemnitz para alinhar as possibilidades de interação. Desde então, os grupos trabalham juntos, com sucesso na aplicação a diferentes editais de fomento, e com artigos publicados em colaboração. Futuras ações do projeto irão possibilitar, até 2023, mobilidade docente com estadias curtas de professores e alunos de pós-graduação da Unipampa na Alemanha.

Com informações de Marcos Roberto Kunzler

Professora Andresa Germano em visita ao GNAP - Divulgação
      Mestrando Jesus Escalona Navarro em atividade com o Grupo de Pesquisa da Unipampa - Divulgação
      Atividade do GNAP com a participação do estudante Jesus Escalona Navarro - Divulgação