Início > Gt novos tempos no ensino superior aprova minutas sobre auxilio inclusao digital para estudantes de
Data de Publicação 26/06/2020 - 21:10 Atualizado em 26/06/2020 - 22:01 2244 visualizações

GT Novos Tempos no Ensino Superior aprova minutas sobre auxílio à inclusão digital para estudantes de graduação e encargos docentes

Por Franceli Couto Jorge

No fim da tarde desta sexta-feira, 26, o Grupo de Trabalho Novos Tempos no Ensino Superior, da Universidade Federal do Pampa (Unipampa), reuniu-se, por meio de webconferência, para discutir temas ligados ao retorno remoto emergencial das aulas. Na pauta do encontro, os membros do GT trataram sobre o auxílio à inclusão digital para os estudantes dos cursos de graduação presenciais, a infraestrutura tecnológica e os encargos docentes.

A abertura da atividade foi realizada pelo vice-reitor da Unipampa, Marcus Morini Querol, que parabenizou a equipe pela condução dos trabalhos e enfatizou que as propostas foram avaliadas pela Procuradoria da Universidade e, no caso dos encargos docentes, embasadas em Nota Técnica emitida pelo Ministério do Trabalho. As apresentações foram coordenadas pelo pró-reitor de Graduação, Pedro Kemerich, e pela pró-reitora adjunta de Graduação, Shirley Nascimento.

Após a discussão de cada uma das minutas pelos presentes, os textos foram votados. A minuta que prevê a implantação do auxílio à inclusão digital foi aprovada por unanimidade. Já a minuta que trata dos encargos docentes foi aprovada, sendo sugeridas algumas alterações no texto. Ambas serão submetidas para apreciação dos membros do Conselho Universitário (Consuni). Saiba mais sobre cada um dos temas abordados durante a reunião nos tópicos a seguir.

Oferta de infraestrutura tecnológica

O diretor de Tecnologia da Informação e Comunicação, Robson Gonçalves, explicou sobre o trabalho desenvolvido pela DTIC em relação à infraestrutura tecnológica. Gonçalves contou sobre os novos canais de comunicação implantados, nesta semana, pela Universidade, para o envio de notificações via SMS e WhatsApp. O diretor ressalta que os canais são, apenas, para envio de informações como, por exemplo, de oportunidade de bolsas e editais para os discentes, porém, sem a opção de retorno. Não será solicitado nenhum tipo de informação para a comunidade acadêmica por meio desses serviços.

Segundo Gonçalves, haverá o compartilhamento de videoaulas sobre as tecnologias que serão utilizadas pela Instituição, por meio de um repositório, e a organização de um calendário permanente de capacitação docente. O diretor da DTIC afirmou ainda que serão adotadas novas plataformas para suporte a reuniões e eventos como, por exemplo, o Zoom. Gonçalves também explicou os projetos voltados aos laboratórios virtuais com a possibilidade de uso remoto das máquinas físicas.

Auxílio à Inclusão Digital

O pró-reitor de Assuntos Estudantis e Comunitários, Edward Pessano, apresentou ao Grupo a minuta da Instrução Normativa, que institui o Auxílio à Inclusão Digital e estabelece alterações na concessão e nos critérios de manutenção dos benefícios de assistência estudantil, no contexto da pandemia de Covid-19 na Unipampa.

A Instrução Normativa prevê um Auxílio à Inclusão Digital, de caráter temporário, no valor de R$ 95 para contribuir com os estudantes para a aquisição de planos e pacotes de dados de internet, bem como, com a compra e/ou manutenção de equipamentos. O objetivo do auxílio é promover aos discentes o acesso às plataformas, canais digitais, atividades culturais, webinários, programas de promoção à saúde mental, cursos, informações institucionais, atividades de ensino e outras atividades acadêmicas.

Conforme Pessano, serão atendidos com o auxílio os discentes que são beneficiários dos programas do Plano de Permanência da Praec. O pró-reitor esclareceu que o valor estipulado pela Unipampa é superior ao ofertado pela maioria das Instituições Federais de Ensino Superior. “A ideia é que o auxílio comece a ser pago no mês anterior ao início das aulas remotas para que os estudantes tenham tempo de adquirir os planos ou pacotes de dados”, explica Pessano. A Instrução Normativa também prevê um reajuste do valor do auxílio alimentação integral de R$ 160 para R$ 200 mensais. Além disso, há critérios que devem ser seguidos pelos discentes para a concessão e manutenção dos benefícios de Assistência Estudantil.

O pró-reitor relatou ainda que a Gestão da Universidade está trabalhando para lançar um edital específico com recursos próprios da Unipampa para contemplar com auxílio à inclusão digital os estudantes dos cursos de Educação a Distância de oferta institucional.

Flexibilidade dos encargos docentes

Outra pauta discutida na reunião foi a flexibilização dos encargos docentes. A proposta foi apresentada pelo pró-reitor de Gestão de Pessoas, Charles Quevedo, que explicou a minuta e como foi realizado o cálculo dos encargos dos professores para o retorno das atividades de ensino remoto. A necessidade de adequação deve-se às características do ensino presencial e remoto serem diferentes, exigindo, neste último, um volume de trabalho maior por parte dos docentes, além da exigência de adaptação dos conteúdos às tecnologias ofertadas pela Unipampa para o acesso remoto dos estudantes.

A proposta prevê que cada 7h30 de carga horária de componente curricular seja contabilizada como um crédito para fins de encargos docentes. Além disso, os componentes curriculares poderão ser compartilhados e divididos entre dois ou mais docentes.

• GT Novos Tempos no Ensino Superior aprova minutas sobre auxílio à inclusão digital para estudantes de graduação e encargos docen