Início > Identificacao do perfil de risco para lesoes no esporte e debatida na conferencia de abertura do x
Data de Publicação 27/09/2019 - 07:07 Atualizado em 27/09/2019 - 07:07 1351 visualizações

A identificação do perfil de risco para lesões no esporte é debatida na conferência de abertura do X Simpósio em Neuromecânica Aplicada

Evento reúne pesquisadores, professores e estudantes do Brasil e exterior
Por Franceli Couto Jorge

Na noite de quinta-feira, 26, mais de cem pessoas reuniram-se no Centro de Eventos Sest Senat, em Uruguaiana, para prestigiar a abertura da décima edição do Simpósio em Neuromecânica Aplicada (SNA). Promovido pelo Grupo de Pesquisa em Neuromecânica Aplicada (GNAP) da Universidade Federal do Pampa (Unipampa), o evento discute a adaptação central e periférica ao treinamento e reabilitação.

O presidente do Simpósio, professor Felipe Pivetta Carpes, destacou, inicialmente, o carinho e a atenção com que o evento foi preparado com o auxílio de estudantes e professores. Em sua fala afirmou: “Hoje nós vivemos uma situação de completo desatino científico, a gente não sabe o que vai acontecer amanhã, quiçá o que vai acontecer no ano que vem, mas não podemos perder a resiliência de saber que nós estamos construindo um caminho e que esse caminho, embora tênue e instável, vai nos levar ao avanço. A ciência sempre leva ao avanço”. Desejou aos participantes que aproveitem ao máximo o evento. “Esse é o nosso objetivo, que vocês cheguem sábado à noite exaustos de tanto conhecimento que estão levando para casa”, concluiu.

O presidente do SNA, professor Felipe Carpes, destacou a colaboração de estudantes e docentes na organização do evento

O diretor do Campus Uruguaiana, professor Marcus Vinicius Morini Querol, enfatizou a importância de sonhar e nunca desistir: “O futuro nós não sabemos, mas a certeza que nós temos é que existe vontade na universidade e gente capaz”, ressaltou. Sobre o GNAP, que completa dez anos, Querol afirmou: “Como gestor, eu não poderia deixar de dizer do orgulho da representatividade que o Grupo pelo qual o professor Felipe, junto com todos vocês, construiu há dez anos e que se consolida neste momento. É assim que a gente mostra para a sociedade que a Unipampa faz e faz com qualidade, com carinho, com amor, mas, sobretudo, dedicação. É um momento de celebrar”.

Participaram da mesa de abertura as professoras Eliane Celina Guadagnin e Helen Lidiane Schimidt, representando, respectivamente, a Comissão Organizadora da décima e da primeira edição do SNA.

Na sequência, ocorreu a primeira conferência do SNA intitulada Identificação do perfil de risco para lesões no esporte, ministrada pela professora do Departamento de Fisioterapia da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM), Luciana de Michelis Mendonça, que abordou os objetivos da avaliação fisioterápica: identificar o perfil de risco: qual é o elo fraco/weak link?; ajustar disfunções que prejudicam o desempenho; planejar estratégias de prevenção: reduzir número de lesões e tempo de afastamento; planejar programa de reabilitação: melhorar funcionalidade.

Professora Luciana Mendonça proferiu conferência de abertura do evento - Foto: Franceli Couto

Segundo a docente, a quantidade de energia que chega a uma estrutura pode gerar sobrecarga e, consequentemente, lesão, por isso, afirma que capacidade, que é gerar, dissipar e transferir a energia mecânica, e demanda, que é o estresse gerado pela atividade, precisam estar em equilíbrio. “O fluxo de energia deve ser otimizado na cadeia cinética. O padrão de movimento adotado/mantido sempre será aquele com menor custo metabólico”, explica.

A pesquisadora apresentou, ainda, os testes usados para detectar lesões e como a avaliação é feita a partir de uma rede de determinantes. Luciana afirma que é preciso identificar o que é importante avaliar no atleta como, por exemplo, o histórico de lesão e o esporte, para montar a rede, ou seja, o diagnóstico. Por fim, a professora mostrou uma ferramenta criada por ela e pela pesquisadora Natália Bittencourt para a avaliação do risco de lesão: o aplicativo Phast.

Conferências e apresentação de trabalhos integram a programação desta sexta-feira

A programação do X SNA continua na sexta-feira, 27, com a realização de três conferências e duas mesas redondas. O dia conta ainda com sessões de apresentação de trabalhos orais e em pôsteres. Às 9h inicia a conferência Novas perspectivas do treinamento de força em idosos com o professor da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Eduardo Cadore. Na sequência ocorre a mesa redonda intitulada Adaptações centrais versus periféricas na lesão esportiva com a participação das professoras da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), Helen Schimidt; da UFVJM, Luciana Mendonça; e da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Michele Saccol e mediada pelo professor da UFRGS, Marco Vaz.

A programação da tarde começa às 14h com sessão de trabalhos orais. Logo após, ocorre a mesa redonda Treinamento de Força: efeitos neuromuscular e cognitivos, mediada por Carlos Mota, da UFSM, e conta como debatedores os professores Lilian Gobbi, da Universidade Estadual Paulista (Unesp); Eliane Guadagnin, da Unipampa e Fernando Diefenthaeler, da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Às 16h30 é a vez do Café com Ideias e sessão de pôsteres. Na sequência, ocorrem as últimas conferências do dia: Processamento de sinais para reconhecimento de padrões biológicos com Carlos de la Fuente, da PUC Chile; e Métodos para detecção de assimetrias no movimento humano com André de Andrade, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

Componentes da mesa de abertura do X SNA - Foto: Franceli Couto
      Conferência de abertura com a professora Luciana Mendonça, mediada pelo professor Felipe Carpes - Foto: Franceli Couto
      Público prestigiou cerimônia de abertura - Foto: Franceli Couto