Início > Inscricoes abertas para o exame nacional de acesso ao mestrado profissional em matematica
Data de Publicação 12/08/2019 - 17:19 Atualizado em 12/08/2019 - 17:20 1545 visualizações

Inscrições abertas para o exame nacional de acesso ao Mestrado Profissional em Matemática

Inscrições encerram às 17h do dia 16 de setembro de 2019
Por Emanuelle Tronco Bueno

A Universidade Federal do Pampa (Unipampa) anuncia que estão abertas as inscrições para o exame nacional de acesso ao Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional (Profmat), para turmas com início em 2020. O programa é coordenado pela Sociedade Brasileira de Matemática (SBM) e possui o objetivo de aprimorar a formação de professores de matemática da educação básica do país. As inscrições para o exame encerram às 17h do dia 16 de setembro de 2019 e devem ser realizadas através de formulário eletrônico. Para a Unipampa, foram disponibilizadas 10 vagas para o Campus Caçapava do Sul.

Sobre o Profmat

O Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional (Profmat) é formado por uma rede de instituições de ensino superior e recomendado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), reconhecido pelo Conselho Nacional de Educação (CNE) e validado pelo Ministério da Educação (MEC), com nota 5 (nota máxima para programas de mestrado). O curso tem o objetivo de proporcionar formação matemática aprofundada, relevante para o exercício da docência na educação básica, especialmente para professores de escolas públicas que busquem aprimoramento da formação profissional.

Inscrições

As inscrições estão abertas até às 17h (horário de Brasília) do dia 16 de setembro de 2019 e devem ser realizadas pelo site do Profmat. Para realizar a inscrição, o candidato deve preencher um formulário eletrônico com as seguintes informações: dados pessoais de identificação e de contato; dados da formação acadêmica (graduação); atuação profissional (docência); instituição associada (Unipampa) e selecionar o Campus Caçapava do Sul. As informações devem ser conferidas com atenção, pois não é possível alterá-las após a conclusão do processo. A taxa de inscrição é de R$ 76.

Exame nacional de acesso

A prova de seleção, com duração de três horas, está agendada para começar às 13h50 do dia 19 de outubro. O participante deve comparecer ao local com uma hora de antecedência e portar documento de identificação original com foto, cópia do protocolo de inscrição e caneta esferográfica de tinta preta ou azul. A prova é composta por 30 questões de múltipla escolha nas seguintes temáticas: conhecimentos numéricos, geométricos, de estatística e probabilidade, algébricos e geométricos.

Resultados, Pré-matrículas e Matrículas

As notas individuais serão divulgadas pela Unipampa até 11 dias após a prova e o resultado final e definitivo será publicado até 21 de novembro pelo site do Profmat e na página do programa do Campus Caçapava do Sul. O período para pré-matrícula dos candidatos aprovados no processo seletivo, será de 25 de novembro a 13 de dezembro de 2019 e deve ser realizada através do preenchimento e envio da ficha de inscrição online no sistema Gestão Unificada de Recursos Institucionais (Guri) da Unipampa. Não serão matriculados candidatos que não realizaram a pré-matrícula. As matrículas dos candidatos classificados serão realizadas presencialmente no Campus Caçapava do Sul. O período de matrícula será definido e tornado público pelo Programa de Pós-graduação.

Mais informações no Edital nº 296/2019 e, em caso de dúvidas sobre a inscrição, o candidato pode entrar em contato pelo e-mail: exame.profmat@sbm.org.br ou pelo telefone (21) 2717-9496.