Início > Laboratorio da unipampa realizara exames diagnosticos para coronavirus
Data de Publicação 13/04/2020 - 14:30 Atualizado em 13/04/2020 - 14:30 1939 visualizações

Laboratório da Unipampa realizará exames diagnósticos para coronavírus

Por Aline Reinhardt da Silveira

O Laboratório de Monitoramento de Infecções HIV (LAMINF) da Universidade Federal do Pampa (Unipampa), Campus Uruguaiana, passará em breve a realizar exames diagnósticos para infecção por SAR-CoV-2, o coronavírus.

O LAMINF é uma parceria entre Unipampa, Prefeitura Municipal de Uruguaiana, Secretaria de Saúde do RS e Ministério da Saúde, e hoje atende a comunidade para análise de pacientes HIV da 10ª Coordenadoria de Saúde, englobando os municípios de Alegrete, Barra do Quaraí, Itaqui, Maçambará, Manoel Viana, Quaraí, Rosário do Sul, Santa Margarida do Sul, Santana do Livramento, São Gabriel e Uruguaiana e realiza em média 400 análises de CD4 e Carga Viral por mês para estes pacientes.

Conforme explica o coordenador do laboratório, professor Michel Mansur Machado, todos os equipamentos do Laboratório foram colocados à disposição para serem empregados na pandemia e estarão a disposição para serem utilizados em possíveis diagnósticos de Covid-19, por designação do Ministério da Saúde.

Nesse momento, o LAMINF aguarda os kits de Biologia Molecular (PCR), produzidos pela Fiocruz/Biomanguinhos para poder iniciar as análises e assim reduzir a carga de trabalho dos LACEN (POA), diminuindo com isso, o tempo para que os municípios tenham os resultados de seus pacientes. A estimativa do laboratório é que os resultados da região passem a ser liberados em 24 a 48 horas após a coleta de material, reduzindo o tempo de espera que hoje tem levado 15 dias.

Volume de análises e coletas

Ofícios do Ministério da Saúde autorizaram os Laboratórios da rede de Análise de Linfócitos CD4 e Carga Viral vinculados ao Ministério da Saúde (como o LAMINF), que tivessem interesse, a realizarem este tipo análise com kits oriundos da Fiocruz. No Brasil, a rede é composta hoje por 96 laboratório e no Rio Grande do Sul há hoje, em funcionamento, dez laboratórios, sendo três em universidades (UFSM, UFRGS e Unipampa).

Cada laboratório recebeu uma estimativa relativa à população abrangida. No caso do LAMINF, a média calculada foi de 300 a 400 testes por semana. Em caso de necessidade temos como aumentar essa rotina para até 600 a 700 por semana se a demanda assim exigir.

O professor Michel Mansur Machado explica que, a princípio, as coletas continuarão da mesma forma que estão sendo feitas agora. Cada hospital, posto, UPA ou unidade emergencial que foi montada continuará seus atendimentos como vem fazendo e suas coletas dos casos que julgar necessário. “O que mudará é o envio. Para Uruguaiana, esse exame virá diretamente para a gente”. Os demais municípios da 10ª Coordenadoria de saúde, que também são atendidos pelo LAMINF, deverão passar a encaminhar seus exames para o laboratório. “Nossa previsão é reduzir o prazo de entrega dos resultados de 15 dias (média de hoje) para em torno de 48 horas”, ressalta.

Sobre o LAMINF

O Laboratório de Monitoramento de Infecções HIV (LAMINF) foi inaugurado na Unipampa em Uruguaiana em dezembro de 2017. Foi construído com esforços conjuntos da Universidade, Prefeitura Municipal de Uruguaiana, Secretaria de Saúde do RS e Ministério da Saúde, e hoje é referência em análises para pacientes HIV na fronteira oeste do RS. Conforme o professor, as pessoas envolvidas nesta ação serão as já envolvidas no laboratório, pois conhecem as rotinas e equipamentos envolvidos. Especificamente neste momento, estarão envolvidas, além do professor Michel Mansur Machado, as duas farmacêuticas do curso de Farmácia, Alessandra Melise Golke e Renata Montagner, responsáveis técnicas pelo laboratório.

• Professor de jaleco observa equipamento do LAMINF
      Michel Mansur Machado coordena o LAMINF
    • Equipamento de análise no laboratório
      Laboratório aguarda material para iniciar análises