Laboratórios de pesquisa da Unipampa recebem licença do Ministério da Defesa para realizarem aerolevantamentos
Conforme Portaria nº 5278/2024, emitida pelo Ministério da Defesa (MD), o Laboratório de Modelagem Geográfica (LabModel), Campus Caçapava do Sul, e o Laboratório de Biometria, Inventário e Manejo Florestal (LabiMaf), Campus São Gabriel, da Universidade Federal do Pampa (Unipampa), foram nomeados como Entidades Executantes de Aerolevantamento, na “Categoria A”. Conforme a Resolução nº 377/2016 da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), o aerolevantamento é o conjunto de operações aéreas que envolvem medição e registro de informações tanto de terrenos, quanto das partes aérea ou marítima. Para praticar a atividade, é necessária a aprovação pelo MD.
A classificação na “Categoria A” permite que os laboratórios possam realizar técnicas mais avançadas, incluindo o uso de drones, aeromodelos e veículos aéreos não-tripulados de propriedade da Unipampa. Desta forma, os dois laboratórios podem efetuar aerolevantamentos, aerofotografias e aerocinematografias de alta precisão e complexidade, utilizados para mapear, monitorar, realizar fichas técnicas e georreferenciamentos de áreas geográficas.
A iniciativa de solicitar a inscrição dos laboratórios e da Instituição, junto à Subchefia de Logística Operacional (CHELOG) do Ministério da Defesa (MD), como Entidade Especializada de Aerolevantamento, foi dos professores Felipe Guadagnin, Campus Caçapava do Sul, e Gabriel Paes, Campus São Gabriel; além do técnico em audiovisual da Assessoria de Comunicação Institucional (Ascom), Ronaldo Estevam; e, do pró-reitor adjunto de infraestrutura da Pró-Reitoria de Planejamento, Administração e Infraestrutura (Propladi), Fabiano Zanini.
O professor Felipe Guadagnin, Campus Caçapava do Sul, participante do Laboratório de Modelagem Geográfica (LabModel) e da equipe de estudos sobre os aerolevantamentos, conta que, conforme a legislação brasileira, a inscrição é obrigatória para a realização de aerolevantamento. Segundo o professor, a Unipampa é a única instituição do estado do Rio Grande do Sul e a segunda da região do Brasil a possuir o registro. Por fim, expressa a satisfação da conquista: “É um avanço muito importante para nosso laboratório. Finalmente conseguimos nos inscrever como entidade executante de aerolevantamento no Ministério da Defesa, o que nos permite executar tanto a fase aeroespacial quanto a fase decorrente”, conclui. A fase decorrente é a etapa de tratamento e avaliação dos dados obtidos na primeira fase, a aeroespacial.
A solicitação da inscrição junto ao órgão governamental foi efetivada em abril pelo reitor da Unipampa, Edward Pessano, que considerou, no ofício, o pedido dos laboratórios utilizados pelos cursos de Engenharia Ambiental e Sanitária, Engenharia Florestal, Engenharia de Minas e Geologia: “Os laboratórios LABIMAF e o LABMODEL, conforme consta em seus respectivos regimentos anexados a esse ofício, possuem recursos humanos, recursos materiais e capacitação de técnicas disponíveis para a execução das fases aeroespacial e decorrente”, constata no documento.
Para mais informações, acesse a Portaria nº 5278/2024.
Últimas notícias
-
03/12/2024 - 12:03
-
03/12/2024 - 11:29
-
02/12/2024 - 16:57
-
30/11/2024 - 09:52
-
30/11/2024 - 09:46