Início > Letras espanhol e literatura hispanica recebe nota 4 em avaliacao do mec
Data de Publicação 29/11/2022 - 16:23 Atualizado em 29/11/2022 - 16:33 609 visualizações

Letras-Espanhol e Literatura Hispânica recebe nota 4 em avaliação do MEC

Por Tamíris Centeno Pereira da Rosa

O Curso de Licenciatura em Letras-Espanhol e Literatura Hispânica, do Campus Jaguarão da Universidade Federal do Pampa (Unipampa) recebeu conceito final 4 no processo de Avaliação de Regulação do Ministério da Educação (MEC). A nota máxima possível nesta avaliação é de 5. A visita ao curso e instalações foi feita durante os dias 21, 22 e 23 de novembro.

De acordo com os avaliadores, a organização didático-pedagógica do curso está alinhada no intuito de se oferecer uma formação de qualidade. “Nesse sentido, observa-se que as propostas desenvolvidas pelo Curso, no ensino, pesquisa e prática conectam-se com as Políticas institucionalizadas. Assim, os estudantes do Curso de Letras Espanhol e Literatura Hispânica da Unipampa, Campus Jaguarão, encontram, nos programas de bolsa, PET, iniciação cientifica, PIBID subsídios para o aprimoramento da formação que procuram. Isso é evidenciado, ainda, nos eventos que promovem a pesquisa - Seminários, Jornadas, Semanas acadêmicas”. O relatório ainda descreve que há interface entre a formação docente e a rede de escolas públicas local, favorecendo o ensino na licenciatura e promovendo a integração entre a universidade e a comunidade. “Portanto, a forma como o curso se organiza potencializa o estudante em sua formação, possibilitando-lhe fazer escolhas a partir dos processos que desenvolve no decorrer dos estudos, sejam eles da prática do universo do trabalho, sejam dos campos de pesquisas” descreve o documento.

O corpo docente e tutorial possui destacada qualificação, de acordo com os avaliadores do MEC. “Isso se evidencia inicialmente pela experiência dos docentes na atuação na Educação Básica - principal foco das Licenciaturas. Além dessa, a experiência no ensino superior também evidencia o preparo dos docentes do curso. Essas experiências concordam com os objetivos traçados pelo curso, na medida em que os professores conseguem levar à formação dos seus estudantes o conhecimento que se adquire com a prática, possibilitando ao educador tornar o processo educacional mais claro e mais contextualizado”. No texto também é destacado o envolvimento com a pesquisa, tanto pela produção pessoal dos professores, quanto pelas propostas de pesquisas que eles trazem aos seus alunos.

A infraestrutura da Instituição também foi avaliada pelo MEC. Segundo o relatório, ela proporciona ambientes que potencializam o aprendizado. “Desde as estruturas físicas, quanto o mobiliário, perpassando pela tecnologia, evidencia-se um espaço que se qualifica para a formação acadêmica. Destaca-se que essa estrutura extrapola o ambiente específico da sala de aula. Assim, são laboratórios, espaços de convivência, auditório, entre outros, os quais se configuram enquanto espaços apropriados para o desenvolvimento acadêmico, redimensionando as possibilidades de ensino, pesquisa e prática acadêmica”, salienta o documento.

O Curso de Licenciatura em Letras-Espanhol e Literatura Hispânica é disponibilizado no Campus Jaguarão, com carga horária de 3.200 horas/aulas, no turno noturno. Anualmente, a Unipampa oferece 30 vagas para novos alunos.

Letras-Espanhol e Literatura Hispânica recebe nota 4 em avaliação do MEC