Início > Liga academica da unipampa promove enxoval solidario em uruguaiana
Data de Publicação 12/06/2019 - 15:29 Atualizado em 13/06/2019 - 09:32 1349 visualizações

Liga Acadêmica da Unipampa promove Enxoval Solidário em Uruguaiana

Doações de itens de higiene para recém nascidos e gestantes podem ser entregues durante o ano todo na biblioteca da Unipampa

Por: Nádia Martins e Renata da Silva

Com o objetivo de arrecadar itens de higiene para gestantes e recém nascidos durante o ano, a Universidade Federal do Pampa, Campus Uruguaiana, está promovendo a 1ª edição do Enxoval Solidário. O projeto, promovido pela Liga Acadêmica de Saúde Materno Infantil (Lasmi), busca aumentar a adesão de gestantes para acompanhamento pré-natal e puericultura na Estratégia da Saúde da Família (ESF).

O projeto de extensão é coordenado pelas professoras,  Rita Evaldt, Carla Argemi e Fernanda Ferreira, que também coordenam o Lasmi. Participam ainda da ação, que conta com apoio da Prefeitura e empresas locais, estudantes da Unipampa, membros da equipe da ESF do bairro Hípica.

Regras para a doação

Para receber as doações, as gestantes devem residir no bairro Hípica, frequentar o ESF da comunidade e participar das atividades realizadas pela Lasmi, como os encontros que ocorrem de forma quinzenal na Unidade de Saúde. Atualmente, 11 gestantes são atendidas pela Liga, mas o objetivo é expandir esse número.

Os itens que podem ser doados para os recém nascidos são: algodão, cotonete, sabonete neutro, aspirador nasal, conjunto de tesourinha, creme para assadura, álcool 70%, escova ou pente para cabelo, fraldas descartáveis, termômetro, toalhinha para boca, toalhas de banho (de preferência com capuz), banheira, body e roupas em geral, meias, toucas, luvas, mantinhas, cobertores. Para as gestantes, podem ser: caixa de absorvente para os seios, hidratantes, protetores para os seios e conchas de amamentação, absorventes e sutiã de amamentação.

O  ponto de arrecadação está localizado na biblioteca da Unipampa, Campus Uruguaiana, e a entrega pode ser combinada pelos telefones (55) 999395369 ou (11) 98148-5367. As doações serão aceitas durante todo o ano. Além dos itens de higiene, a Liga também busca parceria para realizar ensaios fotográficos com as gestantes que atendem.

O trabalho da Lasmi

A Lasmi é uma associação universitária fundada em 2017, sem fins lucrativos, que faz parte do Campus Uruguaiana da Unipampa. Com o objetivo de “orientar e acompanhar a população local em relação à saúde materno-infantil, a associação também possibilita aos seus membros condições de aprendizado e aplicação nas áreas de pesquisa, ensino e extensão”, comenta Laís Lima, coordenadora de extensão do Lasmi.

Além da Campanha do Enxoval Solidário, a associação conta com projetos de ensino e de extensão. Um dos projetos de ensino é o curso introdutório para ingressar na Liga, focado em estudantes de graduação, que ocorre anualmente. Também são oferecidas aulas de atualização em saúde materno infantil, com foco na  a comunidade local e com o apoio de especialistas da área da saúde. A atividade curso ocorre no Campus Uruguaiana, em alguns sábados do ano, com um total de 60 horas.

Os projetos de extensão da associação são os que incluem os atendimentos de pré-natal e puericultura para a população que é atendida na ESF do bairro Hípica e para mulheres que se encontram em idade reprodutiva, com o objetivo de acompanhá-las durante esse ciclo. Durante o Outubro Rosa também é realizado um evento alusivo à data.  Nas escolas da comunidade atendida a Lasmi promove encontros com foco em adolescentes para discutir sobre questões de gênero, sexualidade e o papel social do jovem.

Com os trabalhos desenvolvidos pela Liga a comunidade local se beneficia pois “aproxima a universidade da população e leva uma perspectiva de saúde em seu conceito ampliado e como um direito. Além disso, a população recebe atendimento às suas necessidades e os estudantes ganham oportunidade de vivenciar o atendimento na prática”, conta Lima.