Início > Livro digital motus 5 aborda tematica resiliencia uma forma de enxergar vida
Data de Publicação 19/10/2021 - 13:10 Atualizado em 19/10/2021 - 13:10 885 visualizações

Livro digital Motus #5 aborda a temática “Resiliência: uma forma de enxergar a vida”

Lançamento ocorreu no dia 16 de outubro e reuniu autores, ilustradora e equipe do projeto Motus

No último sábado, 16, foi realizada a live de lançamento do livro digital Motus #5, que contou com a presença de 13 autores, da ilustradora e da equipe do projeto de extensão Motus – Movimento Literário Digital. A obra é composta por dez contos e dez poemas selecionados através do concurso literário Motus #5, realizado na íntegra em formato digital para facilitar sua divulgação e permitir a participação de autores residentes em qualquer localidade do mundo. O concurso teve como tema “Resiliência: uma forma de enxergar a vida” e recebeu 182 obras, sendo 175 de autores residentes em 22 estados brasileiros e Distrito Federal e sete obras de autores residentes em outros países: Itália, Japão, Moçambique e Portugal.

Nas obras do livro digital Motus #5, os autores descreveram diferentes situações que exigem resiliência, como a perda do emprego, a perda auditiva, a pandemia, as incertezas do hoje e do amanhã, as mudanças provocadas pelos avanços tecnológicos, e o simples fato de ser mulher. Todas as obras são acompanhadas por uma ilustração criada especialmente pela artista Amanda Gobus Lopes. No total, o livro reúne dezenove autores residentes no Brasil, nos estados do Rio Grande do Sul (6), Rio de Janeiro (5), Minas Gerais (2), São Paulo (2), Bahia, Goiás, Mato Grosso e Pernambuco, e uma autora moçambicana, residente na cidade de Matola. Dentre os autores, há escritores iniciantes e experientes, inclusive três autoras também tiveram suas obras selecionadas para o livro digital Motus #4.

A docente Aline Vieira de Mello destaca que todas as obras foram lidas e seus áudios estão disponíveis gratuitamente na plataforma SoundCloud. Além disso, todo o livro pode ser lido por leitores de tela, incluindo as ilustrações, devido ao uso do recurso de texto alternativo. Dessa forma, pessoas com deficiência visual, pessoas em processo de alfabetização e pessoas analfabetas podem ter acesso ao conteúdo do livro na sua íntegra. Para a docente, “a live de lançamento é uma oportunidade única de valorizar a literatura, dar rosto aos nomes dos autores, saber as motivações por traz da escrita de cada obra e ressaltar a importância do projeto para os autores e para a equipe do projeto”.

A live está disponível no canal do YouTube Programa C. Assista:

Conheça o Motus #5

Motus #5 na plataforma ISSUU.

Motus #5 em formato PDF acessível.

Motus #5 no plataforma Soundcloud.

Sobre o projeto de extensão

O projeto Motus tem como objetivo incentivar a produção de obras literárias e intensificar o interesse pela leitura em cidadãos e brasileiros. Para atingir esses objetivos, realiza um concurso anual para selecionar contos e poemas que são publicados em um livro digital totalmente acessível e gratuito. Além disso, realiza oficinas em escolas, em que estudantes leem e interpretam obras e ilustrações publicadas em diferentes edições do livro.

Com informações de Aline Vieira de Mello