MEC autoriza Campus Dom Pedrito da Unipampa a oferecer o bacharelado em Agronomia
A Universidade Federal do Pampa (Unipampa) recebeu, nesta semana, a autorização do Ministério da Educação (MEC) para o início do Curso de Agronomia no Campus Dom Pedrito. O bacharelado, com integralização em 10 semestres (5 anos) em turno integral, terá 50 vagas anuais e está previsto para iniciar suas atividades no primeiro semestre de 2026, com seleção via Sisu.
A diretora do Campus Dom Pedrito, Nádia Bucco, destacou que a aprovação é fruto de uma mobilização histórica da Universidade e da comunidade local desde 2014: "Dom Pedrito lutou pela consolidação desta proposta, especialmente pela transformação da realidade econômica do município e a necessidade de um curso voltado ao desenvolvimento agrário no Bioma Pampa. Todo o município participou ativamente, e estamos comprometidos com um curso de excelência".
O curso surge em um contexto estratégico para a região, que é marcada pela forte presença da pecuária e agricultura. A proposta pedagógica visa formar profissionais alinhados às demandas locais, com ênfase na sustentabilidade e na inovação para o agronegócio. "Esta é uma vitória que consolida a Unipampa como agente de desenvolvimento regional", ressalta a diretora.
A coordenação pro tempore ficará sob responsabilidade da professora Etiane Skrebsky Quadros, com o professor Norton Victor Sampaio como coordenador substituto. Com a autorização publicada no e-MEC, o curso já pode ser incluído no Sisu 2026.
Serviço
Curso: Bacharelado em Agronomia
Vagas: 50 ao ano (Sisu)
Duração: 5 anos (turno integral)
Previsão de início: 2026/1
Campus: Dom Pedrito
Últimas notícias
-
05/03/2026 - 15:59
-
05/03/2026 - 15:07
-
05/03/2026 - 13:17
-
04/03/2026 - 12:15
-
03/03/2026 - 16:43





