“Memórias do Ensino de Música em Bagé” ocorreu na Câmara de Vereadores de Bagé
O curso de Música da Universidade Federal do Pampa (Unipampa), Campus Bagé, promoveu o “Memórias do Ensino de Música em Bagé”, na Câmara de Vereadores da cidade, em 26 de novembro. O projeto visa homenagear professores de música locais e, neste ano, prestou tributo à professora da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), que está atuando em regime de “cessão” no curso de Música da Unipampa, Zaida Valentim.
O evento contou com dinâmica de entrevista coletiva feita à homenageada e teve a participação: da jornalista Giana Cunha; da professora do Instituto Municipal de Belas Artes (IMBA), Ana Verusca dos Santos; e, da professora do curso de Música da Unipampa, Lúcia Teixeira.
A atividade cultural e artística foi uma realização do projeto de extensão Memórias do Ensino de Música em Bagé, comandado pelo curso de licenciatura em Música, da Unipampa. O coordenador do projeto, Rafael da Silva, considera que o principal objetivo da ação “é criar registros históricos e celebrar o legado de professores de Música com amplo reconhecimento positivo entre a comunidade bajeense”.
Quem é Zaida Valentim?
A artista Zaida Valentim trabalha fazendo turnês de estudos e atua como pianista e professora da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). A musicista é formada em piano pelo Instituto Municipal de Belas Artes (IMBA), adquirindo o título de bacharel pela antiga Fundação Universidade de Bagé (Funba).
Valentim passou os últimos anos trabalhando em pesquisas e recitais de centros culturais e artísticos do país. Atualmente, possui titulação de mestra em piano, formada pela UFRJ. Além disso, possui experiência na área do teatro musical brasileiro, com passagem por mais de vinte apresentações do gênero.
Aos 66 anos, Zaida Valentim está retornando a Bagé como professora cedida temporariamente ao curso de Música da Unipampa.
Últimas notícias
-
12/01/2025 - 22:16
-
10/01/2025 - 15:43
-
10/01/2025 - 14:12
-
08/01/2025 - 11:58
-
07/01/2025 - 18:15