Início > Mestrado em ensino oferta 26 vagas para ingresso em 2022
Data de Publicação 15/10/2021 - 07:58 Atualizado em 15/10/2021 - 07:58 3490 visualizações

Mestrado em Ensino oferta 26 vagas para ingresso em 2022

Inscrições ocorrem no período de 20 de outubro a 10 de novembro de 2021
Por Franceli Couto Jorge

O Mestrado Acadêmico em Ensino da Universidade Federal do Pampa (Unipampa), ofertado pelo Campus Bagé, divulga edital de seleção para ingresso no primeiro semestre de 2022. As inscrições devem ser realizadas por meio do sistema de Gestão Unificada de Recursos Institucionais (Guri), com o envio da documentação solicitada, no período de 20 de outubro a 10 de novembro de 2021.

O processo seletivo destina-se a portadores de título de graduação em qualquer área do conhecimento ou a graduandos com previsão de conclusão de curso antes da realização da matrícula no programa de pós-graduação, prevista para ocorrer entre 1º e 7 de abril de 2022. Além da documentação exigida, que pode ser conferida no Edital nº 359/2021, a pessoa interessada em concorrer a uma vaga deverá enviar, no momento da inscrição, um vídeo-projeto com duração entre seis e oito minutos, produzido pelo próprio candidato e disponibilizado no seu canal no YouTube, em modo não listado. O candidato deverá copiar o link de compartilhamento do vídeo na ficha de inscrição.

Das 26 vagas, 20 são destinadas à ampla concorrência, três vagas reservadas para candidatos técnico-administrativos em educação da Unipampa e três vagas reservadas a candidatos negros (pretos e pardos), indígenas e pessoas com deficiência. As vagas são distribuídas entre as duas linhas de pesquisa do programa: “Perspectivas epistemológicas e pedagógicas plurais, inovadoras e inclusivas” e “Aprendizagens contemporâneas, práticas emergentes e transdisciplinares”.

Sobre o vídeo-projeto

O gênero acadêmico vídeo-projeto foi instituído como critério único do processo seletivo e tem como intuito analisar a proposta de pesquisa a ser desenvolvida pelo candidato no programa de pós-graduação, atendendo às especificidades das linhas de pesquisa e temáticas desenvolvidas pelos docentes permanentes do curso.

O projeto deve estar vinculado a uma das seguintes temáticas:

1. Inovação Pedagógica;
2. História da Educação Brasileira;
3. Inclusão, Diversidade e Acessibilidade;
4. Metodologias e Aprendizagens Ativas;
5. Ensino de Ciências ou Matemática;
6. Tecnologias Educacionais;
7. Alfabetização/Letramento Científico(a);
8. Avaliação Educacional;
9. Formação Docente;
10. Gênero, Etnia ou Sexualidade;
11. Políticas Públicas;
12. Educação do Campo ou Indígena;
13. Docência no Ensino Superior.

O vídeo-projeto, em relação ao conteúdo, deverá apresentar: a pergunta de pesquisa, o objetivo geral, os objetivos específicos, a justificativa, os conceitos centrais que orientam o trabalho e respectivos autores utilizados, o delineamento metodológico que será executado, uma breve explanação sobre experiências e pesquisas prévias relacionadas à temática proposta, caso as tenha.

Veja também as recomendações técnicas para a produção no Edital nº 359/2021.

Serviço

 

Mestrado em Ensino oferta 26 vagas para ingresso em 2022 - Divulgação