Início > Ministra carmen lucia dara aula magna do curso de direito da unipampa em sao borja
Data de Publicação 25/05/2021 - 16:11 Atualizado em 25/05/2021 - 19:32 1391 visualizações

Ministra Cármen Lúcia dará aula magna do curso de Direito da Unipampa em São Borja

Por Aline Reinhardt da Silveira

A ministra do Supremo Tribunal Federal (STF), Cármen Lúcia, irá conduzir a aula magna de abertura do semestre letivo 2021/1 do curso de Direito - Campus São Borja da Universidade Federal do Pampa (Unipampa). A fala da ministra trará como tema a Supremacia Constitucional. As inscrições podem ser feitas por qualquer da comunidade interna ou externa da Unipampa pela plataforma Sympla. A transmissão do encontro ocorrerá pela plataforma Zoom no dia 14 de junho, às 19h.

Sobre a ministra

Conforme nota curricular disponibilizada pelo STF, Cármen Lúcia Antunes Rocha é graduada pela Faculdade Mineira de Direito da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais e mestre em Direito Constitucional pela Faculdade de Direito da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). É Professora Titular da Pontifícia Universidade Católica de Minas. Exerceu a advocacia e, por concurso, em 1983 tornou-se Procuradora do Estado de Minas Gerais. Em 2001 assumiu o cargo de Procuradora Geral do Estado. É ministra do Supremo Tribunal Federal desde 2006, do qual exerceu a vice-presidência e a presidência, assim como foi presidente do Conselho Nacional de Justiça. Em 2008 tomou posse como ministra substituta do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), tornando-se ministra efetiva deste em 2009. Em 2012 assumiu a presidência do TSE. 

Entre outros pontos de destaque de sua carreira, Cármen Lúcia é autora de obras jurídicas, entre elas, “O Princípio Constitucional da Igualdade” e “Constituição e Constitucionalidade”; “Princípios Constitucionais da Administração Pública”; “Estudo sobre Concessão e Permissão do Serviço Público no Brasil”; “República e Federação no Brasil”; “Princípios constitucionais dos servidores públicos”.

 

    • sobre fundo vermelho, card com foto da ministra carmen lucia com um sorriso sóbrio, dados da aula e logo da unipampa e direito
      Aula Magna da Unipampa traz ministra do STF Cármen Lúcia