Início > Mulheres na gestao do campus uruguaiana marcam esse inicio de 2020
Data de Publicação 18/02/2020 - 14:09 Atualizado em 18/02/2020 - 14:09 1654 visualizações

Mulheres na gestão do Campus Uruguaiana marcam esse início de 2020

Por Aline Reinhardt da Silveira

Em 2020 a gestão do Campus Uruguaiana da Unipampa está sob a responsabilidade de mulheres: compõe a equipe Elena Maria Billig Melo como diretora; Raquel Pötter Garcia como coordenadora acadêmica; Carina Fagundes Teixeira Brum como coordenadora administrativa, e Claudia Acosta Duarte, como diretora do Hospital Universitário Veterinário (HUVet).

Elena Maria Billig Mello é graduada em Letras, possui Mestrado em Educação pela Universidade Federal de Santa Maria e Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Atua como vice-diretora no Rio Grande do Sul da Associação Nacional de Política e Administração da Educação (ANPAE); é associada na Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPED). É professora associada da Universidade Federal do Pampa e já atuou como pró-reitora de Graduação da Instituição. Em janeiro de 2020, a professora Elena assumiu a Direção do Campus Uruguaiana.

Raquel Pötter Garcia é graduada em Enfermagem pela Universidade Federal de Santa Maria e doutora em Ciências pelo Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal de Pelotas. A professora ingressou na Universidade Federal do Pampa em 2015. Já foi coordenadora do Curso de Enfermagem da Universidade Federal do Pampa e agora assume a Coordenação Acadêmica do Campus Uruguaiana.

Carina Fagundes Teixeira Brum é graduada em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e é Mestre em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Maria. É técnica administrativa em educação, no cargo de administradora, na Unipampa desde 2006 e já atuou como coordenadora de Extensão na Pró-Reitoria de Extensão da Unipampa. Desde 2017, exerce a Coordenação Administrativa do Campus Uruguaiana.

Claudia Acosta Duarte é graduada em Medicina Veterinária pela Universidade Federal de Santa Maria, possui residência em Cirurgia de Grande Animais e é doutora em Cirurgia Veterinária (Cirurgia de Grande Animais) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. É professora associada na Universidade Federal do Pampa e, desde agosto de 2019, está à frente da Direção do Hospital  Universitário Veterinário.

De acordo com dados do Relatório Integrado de Gestão – Exercício 2019, elaborado pela Pró-Reitoria de Gestão de Pessoal (Progepe), a Unipampa possui: 49,13% servidoras do sexo feminino; 427 professoras do magistério superior do sexo feminino, sendo que destas, 365 são doutoras. Além do aumento das mulheres no quadro de pessoal da Universidade Federal do Pampa, a gestão do Campus Uruguaiana  demonstra que, a presença feminina nos cargos de gestão da Universidade Pública, está, gradativamente, se ampliando.

Com informações de Elisa Lubeck

• Mulheres na gestão do Campus Uruguaiana da Unipampa - Raquel Garcia, Carina Brum, Elena Mello, Claudia Duarte
      Mulheres na gestão do Campus Uruguaiana da Unipampa - Raquel Garcia, Carina Brum, Elena Mello, Claudia Duarte - Foto: Elisa Lubeck