Início > Nota em defesa da democracia e da autonomia universitaria
Data de Publicação 23/10/2018 - 16:09 Atualizado em 26/10/2018 - 11:32 22024 visualizações

Nota em defesa da democracia e da autonomia universitária

O Conselho Universitário da Unipampa (Consuni) referendou a nota em sua 85ª Reunião Ordiária

A Reitoria da Universidade Federal do Pampa (Unipampa) vem a público manifestar sua veemente defesa da universidade pública, gratuita, autônoma, laica, pluralista, de qualidade, socialmente referenciada, de gestão democrática e em sintonia com as demandas da sociedade.  Ao defender a liberdade e autonomia em todas as instâncias do fazer universitário, e ciente de sua responsabilidade diante da sociedade brasileira, a Unipampa reitera, neste momento, seu compromisso com a democracia, com o respeito aos direitos de todas as pessoas e com a defesa da Universidade Pública, com liberdade de pensamento e respeito à diversidade.

Ao defender a manutenção dos direitos democráticos dos cidadãos, a Unipampa repudia ações de violência, ameaça ou intimidação contra membros de sua comunidade universitária, e solidariza-se com membros de comunidades universitárias brasileiras que tenham sido vítimas das tentativas de opressão ao livre pensar que caracteriza esse ambiente. Que as instituições de ensino superior possam se fortalecer enquanto espaços de debate e liberdade de expressão, vocacionadas como instrumentos para consolidação da democracia que são.

CONSELHO UNIVERSITÁRIO

REITORIA

Nota em defesa da democracia e da autonomia universitária.