Início > Nucleo de inovacao tecnologica da unipampa participa de workshop redacao de patentes
Data de Publicação 12/04/2019 - 11:03 Atualizado em 12/04/2019 - 11:03 1031 visualizações

Núcleo de Inovação Tecnológica da Unipampa participa de Workshop Redação de Patentes

Por Franceli Couto Jorge

Nos dias 8 e 9 de abril, servidores do Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT) da Universidade Federal do Pampa (Unipampa) participaram do Workshop Redação de Patentes, Além dos Guias + Oficinas Práticas. A capacitação, que é realizada pela Axonal Consultoria Tecnológica, ocorreu na Universidade Federal de Pelotas (UFPel).

O workshop é gratuito e contou com mais de 200 participantes. No primeiro dia foram abordados os seguintes temas: revisão de fundamentos sobre patentes e sua implicação no processo de redação e tramitação; guias e diretrizes para redação e análise de patentes; estratégias de redação de descrições de invenções, reivindicações e relatórios descritivos.

Na manhã de terça-feira, 9, foram realizados exercícios guiados para a identificação e endereçamento de problemas técnicos; construção de quadros reivindicatórios e elaboração de relatórios descritivos. À tarde, o assunto tratado foi a busca e análise de patentes a partir das fontes de informação gratuitas e comerciais e ferramentas e técnicas de busca e análise. Houve uma oficina prática online com o uso do sistema Questel Orbit e momento para busca e leitura de patentes de interesse dos participantes.

A capacitação com carga horária de 12 horas foi ministrada por Henry Suzuki e proporcionou aos servidores do Núcleo de Inovação Tecnológica da Unipampa aumentar o nível de qualificação para atender a comunidade acadêmica.