Início > Obras continuam em andamento na unipampa
Data de Publicação 28/07/2020 - 12:48 Atualizado em 28/07/2020 - 12:48 687 visualizações

Obras continuam em andamento na Unipampa

Mesmo com a pandemia de Covid-19, a Universidade Federal do Pampa (Unipampa) continua com várias obras em andamento distribuídas em diversos campi, assim como projetos e contratações. A equipe da coordenadoria de Infraestrutura da Pró-reitoria de Planejamento e Infraestrutura (Proplan), mesmo com o trabalho remoto, vem atuando na fiscalização presencial das obras, elaboração de projetos e contratações para atender os contratos vigentes e continuar o planejamento realizado anteriormente à Pandemia.

De acordo com a pró-reitora de Planejamento e Infraestrutura (Proplan), Viviane Gentil, cabe destacar a atuação dos fiscais e de toda a equipe de infraestrutura que seguem atuando da melhor maneira possível mesmo durante esse período, sem prejuízo ao andamento das atividades. Gentil também destaca que a Unipampa solicita que as empresas que prestam serviços para a Unipampa no setor de construção respeitem os decretos emitidos pelas Prefeituras para que os trabalhadores sejam protegidos contra infecções do novo coronavírus.

Obras em andamento

Campus Alegrete

Execução dos serviços necessários para a reforma do Plano de Prevenção Contra Incêndio (PPCI) do prédio Acadêmico e Administrativo.  Esta obra está em fase de conclusão, foi iniciada em 2019 com continuidade em 2020. Foram feitos alguns ajustes nos projetos para sua conclusão. A previsão de entrega é para setembro de 2020. O objetivo principal é a obtenção dos alvarás dos prédios junto ao corpo de bombeiros.

Campus Bagé

Construção da Cidade Reitoria - 1ª Fase. Esta obra tem a previsão de entrega para novembro de 2020, e também foi iniciada em 2019, com previsão de conclusão para 2020. O objetivo da primeira etapa é abrigar as instalações da Diretoria de Tecnologia da Informação e Comunicação (Dtic) e Unidades da Reitoria.

Campus Dom Pedrito

Execução dos serviços necessários para Reforma do PPCI e cobertura do hall de entrada do Prédio Administrativo/Acadêmico. A obra foi recebida provisoriamente em junho de 2020 e já passou pela vistoria do Corpo de Bombeiros, sendo aprovada. Está aguardando a emissão dos alvarás de Habite-se. Foi licitada em 2019, com início e conclusão em 2020.

Campus São Borja

Construção do Prédio Acadêmico III - Fase 03. Foi iniciada em 2019 com previsão de conclusão para setembro de 2020. Irá abrigar novas salas de aula e espaços para atividades acadêmicas.

Campus São Gabriel

Construção do Prédio Administrativo - 2ª fase. A obra está em conclusão com o prazo definido para novembro de 2020. Irá abrigar as atividades administrativas do Campus que hoje funcionam em prédio alugado na área urbana da cidade.

Rede elétrica e subestação 3 – Obra licitada em 2019 com início em 2020. Tem previsão de término em outubro de 2020. Seu início foi impactado pela pandemia de Covid-19, mas diante do esforço da equipe foi iniciada em junho de 2020. Contempla extensão de rede elétrica e subestação.

Campus Uruguaiana

Conclusão do pavilhão I da Piscicultura - A obra foi licitada em 2019 e iniciada em fevereiro de 2020, seu prazo de conclusão é em dezembro de 2020. Pretende abrigar várias atividades do curso de Aquicultura.

Obra do Núcleo Multiusuário de Pesquisa em Ciência da Vida (Nupevi) - A obra foi recebida provisoriamente em 8 de abril de 2020 e irá abrigar vários laboratórios de pesquisa.

Prédio da Anatomia Humana - Esta obra foi iniciada no início de 2019 e tem sua previsão de conclusão prevista para Agosto de 2020. Este prédio irá abrigar atividades ligadas ao curso de Medicina do Campus Uruguaiana.

Prédio de Habilidades Médicas – Obra foi iniciada em 2018 com previsão de entrega para novembro de 2020. O prédio abrigará atividades voltadas ao curso de Medicina.

Reforma elétrica e sala Raios-x do Hospital Veterinário (Huvet)  - Licitada em 2019 e iniciada em fevereiro de 2020. Visa adequar as instalações elétricas do prédio do Huvet e a sala para instalação do novo aparelho de raio-x.

Academias ao ar livre

Foram instaladas também as academias ao ar livre nos Campi Bagé, Dom Pedrito, Alegrete e Uruguaiana recentemente. A ação dá continuidade ao processo que vem sendo executado através de emenda parlamentar, junto a Proext, quando em 2019 foram instaladas no Campus São Borja, Itaqui e Santana do Livramento. Nos demais campi o processo está em fase de tramitação para a aquisição das bases.

Usinas Fotovoltaicas

Também estão em andamento os contratos para instalação de Usinas Fotovoltaicas nos Campi de Alegrete, Dom Pedrito, Bagé, Itaqui e, agora com uma adequação no contrato, também do Campus São Borja. A contratação ocorreu no final de 2019 e atualmente encontra-se na fase de aprovação de projetos junto às concessionárias de energia para posterior instalação. O prazo para conclusão é até dezembro de 2020.

Além das obras em andamento, a Coordenadoria de Infraestrutura também está com vários projetos. A seguir alguns projetos que estão em fase de conclusão para licitação em breve:

Campus Bagé – Conclusão do Bloco V. A Unipampa foi contemplada no início de julho de 2020 com a sinalização de aporte financeiro via TED no valor de R$ 4.000.000,00 para a conclusão desta obra.

Campus Bagé – Reforma do Telhado da Biblioteca e Auditório e Urbanização Bloco III;

Campus Caçapava do Sul – Rede de gases para o Prédio de Química;

Campus Dom Pedrito – Escadas de Emergência Prédio Acadêmico;

Campus Itaqui – Reforma de PPCI Acadêmico e Administrativo;

Campus Jaguarão – Reforma Prédio Principal para PPCI e Escadas de Emergência Prédio Acadêmico;

Campus São Borja – Reforma Prédio Administrativo e Urbanização Campus II;

Campus São Gabriel – Urbanização + ETE;

Campus Santana do Livramento – Adequação de PPCI do prédio Anexo;

Campus Uruguaiana – Reforma da Biblioteca.

Processos de Contratações em fase de Estudo Técnicos Preliminar

- Reservatório de Uruguaiana

- Manutenção de Redes de Gases Especiais

- Manutenção de Redes de Média Tensão

- Manutenção de Instalações de PPCI

Também está em andamento a elaboração de Laudos e documentação para obter a cedência dos prédios da Usina Termelétrica de Alegrete, junto a Superintendência de Patrimônio da União (SPU) para abrigar as atividades de laboratório do Curso de Engenharia Mecânica. De acordo com a pró-reitora, a iniciativa trará um enorme benefício para a Instituição, gerando mais espaço no Campus para outras atividades e dispensando a necessidade de se construir novas estruturas para o curso de Engenharia Mecânica.

                                                                                

    • Obras continuam em andamento na Unipampa
      Obras continuam em andamento na Unipampa
    • Licitações em andamento
      Licitações em andamento
    • Pregões e outras contratações em andamento
      Pregões e outras contratações em andamento
    • Aditivos realizados aos contratos de obras
      Aditivos realizados aos contratos de obras
Tags: Gestão
randomness