Início > Painel em comemoracao aos 15 anos da unipampa discute criacao historia e compromisso com regiao
Data de Publicação 12/01/2023 - 16:21 Atualizado em 12/01/2023 - 16:29 832 visualizações

Painel em comemoração aos 15 anos da Unipampa discute criação, história e compromisso com a região

Por Franceli Couto Jorge

Após a cerimônia de outorga de título de Doutor Honoris Causa da Universidade Federal do Pampa (Unipampa) a Oliveira Silveira (in memoriam), as atividades de celebração do aniversário da Instituição continuaram no auditório do Campus Bagé com a realização do painel "Unipampa 15 anos: criação, história e compromisso com a região”. O evento contou com os relatos da reitora pro tempore (2008-2011), Maria Beatriz Luce; da reitora (2012-2015), Ulrika Arns; do reitor (2016-2019), Marco Antonio Fontoura Hansen; e do atual reitor (2019-2023), Roberlaine Ribeiro Jorge.

Juntos, as/os docentes relembraram a criação da Unipampa, suas primeiras conquistas, os desafios da expansão e interiorização do Ensino Superior aliada à garantia de qualidade, a criação de novos cursos, as ações para permanência dos estudantes, a inauguração das primeiras obras, a abertura dos Restaurantes Universitários (RUs) até as ações de enfrentamento à pandemia.

Maria Beatriz Luce relembrou a história envolvendo o nome da Instituição. "Pampa é querência. Para nós, as gaúchas e os gaúchos, o Pampa é lugar de história, de muitas lutas, por ideias e por território, e de futuro, para a realização daquelas ideias de nação soberana, republicana e igualitária". A reitora pro tempore prosseguiu: "Da imagem utópica, mas historicizada de Pampa, forjamos uma identidade cultural e nos lançamos para um projeto político para o Rio Grande do Sul, o Brasil e a Latinoamérica. [...] Temos no Pampa um tema gerador para o ensino, a pesquisa e ação comunitária de alcance maior".

Ulrika destacou o trabalho inicial realizado pela professora Maria Beatriz, fundamental, segundo ela, para a criação e consolidação da Unipampa. A docente prosseguiu relatando sobre sua gestão e a equipe que a auxiliou. "Trabalhamos muito na vivência democrática, no respeito à divergência, às diferenças. Não temos que pensar todos iguais", afirmou. Ulrika também ressaltou o apoio do Governo Federal e Estadual para fazer crescer a Unipampa.

Hansen enfatizou as ações desenvolvidas em sua gestão como a implantação da Educação a Distância, a inauguração do Planetário e diversas outras melhorias para a comunidade acadêmica. Além disso, o docente destacou a parceria com a Receita Federal, que culminou em diversas doações para a Unipampa. No período de sua gestão, também houve a ampliação do número de estudantes e de servidores, embora com a redução de recursos para investimento.

O último a falar foi o atual reitor, Roberlaine Ribeiro Jorge, que resgatou todas as ações realizadas até o momento, especialmente, durante o período da pandemia de covid-19, em que a Unipampa colaborou ativamente no combate ao novo coronavírus. "Olhando para trás, eu me sinto muito orgulhoso por tudo que foi feito, por todos nós, com erros e acertos. No final, nós preservamos vidas com as atitudes que tomamos aqui", afirmou Roberlaine.

Desde a Lei nº 11.640, de 11 de janeiro de 2008, que institui a Unipampa, muitas transformações aconteceram tanto na Universidade como nos municípios nos quais a Unipampa está inserida, promovendo o desenvolvimento regional, a formação e qualificação de 13.733 pessoas diplomadas nos cursos de graduação e de pós-graduação. Atualmente, a Unipampa conta com cerca de 11 mil alunos e mais de dois mil servidores, em dez municípios das regiões Sul, Campanha e Fronteira Oeste.

Roberlaine relatou todas as contribuições da Unipampa para o enfrentamento à pandemia - Foto: Franceli Couto/ACS Unipampa
      Maria Beatriz Luce contou sobre a criação da Unipampa - Foto: Franceli Couto/ACS Unipampa
      Ulrika fez um balanço das ações e destacou o trabalho em equipe - Foto: Franceli Couto/ACS Unipampa
      Hansen destacou a ampliação no número de cursos e alunos em sua gestão - Foto: Franceli Couto/ACS Unipampa