Início > Palestra sobre neurociencias e educacao marca abertura do segundo semestre letivo na unipampa
Data de Publicação 01/08/2019 - 15:32 Atualizado em 01/08/2019 - 15:32 857 visualizações

Palestra sobre neurociências e educação marca abertura do segundo semestre letivo na Unipampa

Por Franceli Couto Jorge

A Universidade Federal do Pampa (Unipampa) recebe, nessa sexta-feira, 02, a professora da Universidade Federal do Rio Grande (Furg), Daniela Martí Barros, para palestrar sobre Neurociências e Educação: integrando saberes para a prática docente universitária. A atividade, que será realizada no auditório do Campus Bagé, às 13h30, marca a abertura do segundo semestre letivo e o Encontro de Formação Pedagógica e é uma organização da Divisão de Formação e Qualificação da Pró-Reitoria de Graduação (Prograd).

O evento é voltado aos docentes e demais servidores da Unipampa. Quem não estiver em Bagé, pode acompanhar a palestra por meio da Multiconferência Web (Mconf), que permitirá a transmissão da atividade para todos os campi. Para assistir, basta acessar o link https://mconf.unipampa.edu.br/webconf/divisao-de-formacao-e-qualificacao-prograd. O objetivo geral do encontro é promover a acolhida e abertura do semestre letivo, criando uma cultura institucional de valorização das ações de desenvolvimento profissional dos servidores da instituição. Além disso, visa proporcionar formação didático-pedagógica aos participantes; aprofundar os conhecimentos acerca da prática docente; promover a atualização didático-pedagógica e contribuir para o desenvolvimento profissional.

Sobre a importância dos encontros de formação pedagógica, a servidora da Divisão de Formação e Qualificação, Aline da Luz, explica: “A Unipampa, desde sua criação, tem dado relevância aos processos de reflexão sobre a prática e os estudos de questões pedagógicas entre os docentes, com a finalidade de oferecer um ensino de qualidade”. Conforme Aline, ao longo dos anos da universidade, foi desenvolvida uma série de ações formativas para o corpo docente, investindo-se, assim, na qualificação didático-pedagógica desses servidores.

De acordo com a Divisão de Formação e Qualificação, “a promoção do desenvolvimento profissional dos professores reflete na qualidade dos cursos de graduação e colabora também com a minimização da evasão e da retenção na Universidade”. As ações de formação docente na Unipampa atendem ao Plano de Desenvolvimento Institucional 2019-2023 e às Diretrizes Curriculares Nacionais de cursos de graduação.

Sobre a palestrante

Daniela Martí Barros é graduada em Farmácia e Bioquímica pela Universidade Católica de Pelotas, possui mestrado e doutorado em Ciências Biológicas com ênfase em neuroquímica da memória pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Atualmente, é professora titular de Farmacologia e Neurociências na Universidade Federal do Rio Grande; docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Ciências Fisiológicas, membro fundadora da Rede Nacional de Ciência para Educação e membro do INCT Nanomateriais de Carbono. É bolsista de Produtividade em Pesquisa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) - Nível 1D.

Abertura do Semestre Letivo 2019/2