Início > Parceria entre unipampa e ufpr da origem ao aplicativo redegeo
Data de Publicação 11/11/2019 - 16:46 Atualizado em 11/11/2019 - 17:07 2732 visualizações

Parceria entre Unipampa e UFPR dá origem ao aplicativo Redegeo

Por Sofia Viero Sorgetzt

O trabalho de uma equipe formada por pesquisadores da Universidade Federal do Pampa (Unipampa) e da Universidade Federal do Paraná (UFPR) resultou na criação do aplicativo Redegeo. A ferramenta permite que os usuários obtenham os dados referentes aos marcos geodésicos da Rede Geodésica Brasileira por leitura de um QR-code. Através de uma API do Google Maps, o aplicativo exibirá as coordenadas, localização e situação (status) dos marcos geodésicos homologados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e permitir a inserção de novos pontos por usuários previamente cadastrados.

Redes geodésicas 

Uma rede geodésica consiste numa série de pontos georreferenciados, estáveis e identificáveis. Redes geodésicas funcionam como um sistema de referência padronizado para diversas aplicações muito práticas. A implantação de redes geodésicas é importantes para trabalhos de engenharia que envolvam um posicionamento preciso, funcionando como um sistema de referência padronizado quando se tem a necessidade do correto posicionamento de estruturas, monitoramento confiável de inundações e de erosão em encostas.

As redes geodésicas brasileiras são mantidas por diversos órgãos, principalmente o IBGE que disponibiliza informações em seu site, como é o caso também de outras redes mantidas por municípios e empresas. O modelo atual de obtenção destas informações está em sites ou impressos, o que não permite a consulta em tempo real ou de forma fácil e prática por não concentrar em único lugar o acesso à informação.

O projeto Redegeo, fruto da parceria entre a UFPR e a Unipampa, envolve pesquisadores e discentes de diversas áreas de conhecimento. O sistema computacional foi desenvolvido pelo Laboratório de Sistemas Inteligentes e Modelagem (LabSIM) da Unipampa Campus Itaqui. Coordenam o projeto os professores Rogério Vargas e Robert Martins da Unipampa e o professor Alexandre Lopes da UFPR. Compõem a equipe executora discentes Cezar Halim (Agronomia- Unipampa Itaqui); David Martins (Engenharia Cartográfica e Agrimensura-Unipampa Itaqui); Hélio Delamarqui ( Engenharia Civil - UFPR) e Michael Martins (Engenharia de Software-Unipampa Alegrete).

Atualmente o sistema está em fase final de testes. Pontos geodésicos nas cidades de Ariquemes-RO, Itaqui-RS, Maçambará-RS, Pontal do Paraná-PR e Natal-RN estão sendo cadastrados. A etapa seguinte é disponibilizar o aplicativo para download nas lojas da Apple Store e Google Play. Mais informações estão disponíveis na página web do Redegeo.

 

 

    • Imagem mostrando uma tela do aplicativo Redegeo.
      Aplicativo Redegeo desenvolvido numa parceria entre Unipampa e UFPR
    • Imagem mostrando três telas do aplicativo Redegeo.
      Aplicativo exibirá as coordenadas, localização e status dos marcos geodésicos.
Tags: Itaqui