Início > Pesquisa analisa ocorrencia de quedas dor saude mental e pratica de atividade fisica de idosos
Data de Publicação 17/01/2022 - 11:36 Atualizado em 17/01/2022 - 13:45 837 visualizações

Pesquisa analisa a ocorrência de quedas, dor, saúde mental e prática de atividade física de idosos

O Núcleo de Ensino e Pesquisa no Envelhecimento (NEPE), da Universidade Federal do Pampa (Unipampa), está desenvolvendo a pesquisa “Análise da ocorrência de quedas, dor, saúde mental e nível de atividade física de idosos em tempos de pandemia COVID-19”, que objetiva identificar como a pandemia causada pela covid-19 afetou a ocorrência de quedas, dor, saúde mental e nível de atividade física de idosos.

Os critérios para participar são: ter idade igual ou superior a 60 anos e possuir capacidade de leitura para preenchimento dos questionários. A pesquisa leva de 10 a 20 minutos e deverá ser respondida on-line via Google Forms com perguntas referentes aos hábitos de vida, dor, ocorrência de quedas, doenças, saúde mental e nível de atividade. O link para participar é: https://forms.gle/JzUGzXG7LLD3uZqq6.

A pesquisa, que avaliará cerca de 280 pessoas com idade igual ou superior a 60 anos, foi aprovada pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Unipampa, com Certificado de Apresentação de Apreciação Ética (CAAE), e é coordenada pela professora Graziela Tavares da Unipampa. O estudo é oriundo do trabalho de conclusão de curso do acadêmico de Fisioterapia da Unipampa, David Vargas Rieta,  e conta com a parceria do professor Gilmar Moraes Santos, da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc).

De acordo com a professora Graziela Tavares, a partir da “pesquisa poderemos elaborar novos projetos para atender as necessidades dos idosos causadas pela pandemia de covid-19”. A docente destaca ainda que esses projetos poderão ser realizados de forma  on-line ou presencial.

Veja como participar da pesquisa

Com informações de Graziela Morgana Silva Tavares