Início > Planetario da unipampa recebe dois premios internacionais no astronomy home awards 2020
Data de Publicação 03/11/2021 - 20:03 Atualizado em 04/11/2021 - 19:35 1069 visualizações

Planetário da Unipampa recebe dois prêmios internacionais no "Astronomy Home Awards 2020"

No total, foram 400 atividades concorrentes de 31 países
Por Emanuelle Tronco Bueno

O Planetário da Universidade Federal do Pampa (Unipampa), Campus Bagé, foi premiado na categoria "Best Family Event" (em português, "Melhor Evento Familiar"), com o projeto intitulado "Planetarium Virtual Experiences" (em português, "Experiências Virtuais do Planetário"), no Astronomy Home Awards 2020. A premiação é organizada pela União Astronômica Internacional (IAU). Além deste prêmio, o projeto "Planetário Unipampa" ganhou o prêmio de Menção Honrosa na categoria "Largest Number of Registered Events" (em português, "Maior Número de Eventos Registrados"). No total, o prêmio internacional registrou cerca de 400 atividades inscritas que foram executadas em 31 países.

O Planetário foi inaugurado em 2017. No entanto, mesmo antes da estrutura física, o projeto de extensão "Astronomia para Todos" realizava sessões por meio do planetário móvel desde 2009. Com a pandemia, o projeto sofreu adaptações. À frente da iniciativa desde o início, o diretor do Planetário, professor Guilherme Marranghello, ressalta que a pandemia trouxe "o desafio de colocar na tela plana todo aquele encantamento que só o domo do planetário permite. No primeiro ano, o desafio foi construir tudo a partir do zero. No segundo ano, o desafio foi enfrentar salas de aula híbridas e até presenciais. Porém, a aceitação foi muito boa e, por sermos pioneiros no Brasil com algumas atividades, recebemos públicos de todas as regiões do país [e até de outros países]".

Sobre as premiações conquistadas, o professor ressalta que "receber um prêmio dessa magnitude, sendo professor de uma Universidade ainda jovem e como diretor de um Planetário que recém nasceu, é ainda mais gratificante. Receber um prêmio [internacional] que reconhece que as suas contribuições ajudaram, de alguma forma, as pessoas enfrentarem um dos períodos mais difíceis da história mundial recente, não tem preço".

O Planetário ainda está com a programação para 2022 em aberto. Por enquanto, o local segue com algumas atividades virtuais. Paralelo a isso, há os processos de manutenção dos equipamentos e as atividades teste, ambas ações preparatórias para um potencial retorno ao presencial de forma segura para todos.

Programação on-line para novembro de 2021:

O "Planetário na sua sala de aula" é uma série de vídeos, transmitidos ao vivo no canal do YouTube do Planetário da Unipampa, sobre os conteúdos do componente curricular de Ciências. Em novembro, os vídeos serão voltados para os conteúdos do 7°, 8 ° e 9° ano. Todos os vídeos possuem duração máxima de 30 minutos.

Para mais informações, acompanhe a página do Facebook do Planetário.