Início > Planetario da unipampa traz sessao virtual sobre inteligencia artificial e astronomia no 12o siepe
Data de Publicação 24/11/2020 - 17:45 Atualizado em 26/11/2020 - 15:40 857 visualizações

Planetário da Unipampa traz sessão virtual sobre Inteligência Artificial e Astronomia no 12º Siepe

Transmissão acontece pelo canal do salão no Youtube
Por Aline Reinhardt da Silveira

O segundo dia de atividades do 12º Salão Internacional de Ensino, Pesquisa e Extensão (Siepe) da Universidade Federal do Pampa (Unipampa) contará com a participação do planetário da unipampa com a atividade “Planetário da Unipampa: Inteligência Artificial e Astronomia”. A transmissão será feita nesta quarta-feira, 25, às 17h, pelo YouTube.

Os professores Guilherme Frederico Marranghello e Rafael Kobata Kimura falarão sobre a experiência das atividades planetaristas neste ano de pandemia. “Ao longo de 2020, levamos toda a nossa programação para o ambiente virtual, onde, dentre outras atividades, atendemos as escolas do Brasil inteiro com sessões virtuais de planetário. Agora, no SIEPE, vamos realizar uma sessão virtual de planetário falando sobre como os recursos de Inteligência Artificial contribuem para a pesquisa em Astronomia e na Exploração Espacial”, explica Marranghello.

Na sessão, será abordada a exploração do planeta Marte e a busca por exoplanetas, ou seja, planetas fora do Sistema Solar. Turmas escolares irão participar da atividade em tempo real, para demonstrar como foi feito durante 2020, ao mesmo tempo em que será apresentado o conteúdo proposto. Serão turmas do 6º ao 9º ano e EJA - Ensino Fundamental de duas escolas de Barra do Quaraí, a EMEF 22 de outubro e EMEF Manoel Imas dos Santos, acompanhadas dos professores Silvia Ziane, Josiane Folleto, Liliane Frecero, Maria Aparecida Mello e Daniel Müller.

foto do planetário e dois homens sorridentes sobrepostos. ao lado, informações da palestra e arte do siepe

Sobre o Planetário

Inaugurado em 22 de setembro de 2017, o Planetário da Unipampa tem como missão promover a Divulgação e Popularização da Ciência na Região da Campanha. Órgão ligado à Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proext), promove ações direcionadas para as escolas, para a formação de professores e para todos os apaixonados pelos mistérios do universo. Desde 2009, o projeto Astronomia para Todos promove ações do tipo, projeto o qual originou a criação do Planetário.

Sobre os palestrantes

Guilherme Marranghello é professor da Unipampa desde 2006. Possui Doutorado em Física pela UFRGS, onde trabalhou nas áreas de Astrofísica Nuclear, Gravitação e Cosmologia. Atualmente, é diretor do Planetário da Unipampa e dedica-se a pesquisas na área de Ensino de Ciências. Possui mais de mil horas de vôo com o planetário e seu maior prazer é ver o sorriso das crianças que se encantam com as maravilhas do Universo.

Rafael Kimura é professor da Unipampa, desde 2016. Possui Doutorado em Astronomia pela USP. Atualmente, pesquisa na área de Ensino de Ciências, com o foco em ficção científica, criatividade e práticas extensionistas, como o planetário. Adora a divulgação da Astronomia e é planetarista com muito orgulho!

• Confira:
  • “Planetário da Unipampa: Inteligência Artificial e Astronomia”
  • Quando:  25/11
  • Hora:  17h
  • Ministrantes: Prof. Dr. Guilherme Frederico Marranghello e Prof. Dr. Rafael Kobata Kimura
  • Transmissão: https://www.youtube.com/watch?v=uCF-wZlOH-c
    • sobre azul, arte do 12 siepe, que traz o desenho de um rosto feito a partir de fios q remetem à informática
      12º SIEPE