Início > Presidents day unipampa participa de evento que reune reitores brasileiros e estrangeiros
Data de Publicação 18/04/2019 - 11:48 Atualizado em 18/04/2019 - 11:48 1073 visualizações

Presidents’ Day: Unipampa participa de evento que reúne reitores brasileiros e estrangeiros

Por Franceli Couto Jorge

O reitor da Universidade Federal do Pampa (Unipampa), Marco Antonio Fontoura Hansen, participou, na terça-feira, 16, do evento Presidents’ Day, realizado em conjunto com a Conferência Faubai 2019 da Associação Brasileira de Educação Internacional, em Belém. O tema geral deste ano para os dois eventos é Global Community Engagement (Envolvimento Global da Comunidade).

Para o Presidents’ Day, a temática desta edição foi dividida em quatro subtópicos, que foram discutidos tanto em plenário quanto em pequenos grupos formados por reitores brasileiros e estrangeiros. Segundo a organização do evento, o Presidents’ Day oferece aos reitores a oportunidade de interagir com colegas e colaborar internacionalmente para tratar de parcerias com impacto local e global, dos objetivos de desenvolvimento sustentável, formas de integrar o envolvimento da comunidade na pesquisa e ensino/aprendizagem, entre outras questões.

Reitor da Unipampa, Marco Hansen, participa de Presidents' Day

Sobre a Conferência Faubai 2019

A Conferência Faubai 2019 realizou-se entre os dias 13 e 17 de abril, em Belém. O evento reuniu representantes do ensino superior brasileiro e internacional, bem como, especialistas em internacionalização do ensino superior e membros de organizações governamentais, de empresas nacionais e internacionais. Representando a Unipampa, participou o diretor de Assuntos Estratégicos, Relações Institucionais e Internacionais, Cristian Wittmann.

O evento tratou sobre o envolvimento da comunidade, questões, tendências e perspectivas para o futuro. Também foi pauta do encontro o contexto particular da região amazônica. Além do debate proposto, a conferência teve a intenção de aperfeiçoar o conhecimento dos participantes sobre políticas e programas internacionais.

Na oportunidade, a Unipampa aderiu a uma rede de universidades e instituições públicas de ensino de fronteira para debater as pautas e particularidades dessas regiões. Segundo Wittmann, é uma forma de “liderar esforços para enaltecer as regiões de fronteira, buscar o desenvolvimento e diminuir as barreiras que, eventualmente, dificultam essas iniciativas”. A rede deve começar com universidades brasileiras e, posteriormente, irá agregar instituições estrangeiras. A programação completa dos cinco dias de evento pode ser conferida por meio do site da Faubai.

    • Representantes das universidades e instituições de fronteira
      Representantes das universidades e instituições de fronteira
    • Reitores da UFRN, José Melo; da UFSC, Wanda Hoffmann; da UFPI, José Lopes; da Unipampa, Hansen; da UFRR, Jefferson do Nascimento
      Reitores da UFRN, José Daniel Melo; da UFSC, Wanda Hoffmann; da UFPI, José Arimatéia Lopes; da Unipampa, Marco Hansen e da UFRR, Jefferson do Nascimento
    • Evento permite a interação para fomentar parcerias internacionais
      Evento permite a interação para fomentar parcerias internacionais
    • Evento permite a interação para fomentar parcerias internacionais
      Evento permite a interação para fomentar parcerias internacionais