Início > Primeiro episodio do podcast trincheira trata sobre pandemia do novo coronavirus partir de uma
Data de Publicação 09/04/2020 - 14:58 Atualizado em 09/04/2020 - 14:58 1551 visualizações

Primeiro episódio do podcast Trincheira trata sobre a pandemia do novo coronavírus a partir de uma perspectiva histórica

Neste episódio, os historiadores Leipnitz, Pureza e Silva abordam a economia de guerra, Estado e população
Por Franceli Couto Jorge

Nesta semana foi lançado o primeiro episódio do podcast Trincheira, que trata de assuntos da atualidade sob uma perspectiva histórica, com debate de especialistas. A iniciativa é do professor da Universidade Federal do Pampa (Unipampa) – Campus Jaguarão, Guinter Leipnitz, e foi pensada a partir da necessidade de produzir, durante o período da quarentena, conteúdo relevante sobre a pandemia, a partir do lugar do conhecimento histórico.

O primeiro episódio intitulado Pandemia do novo coronavírus: economia de guerra, Estado e população conta com a participação dos historiadores Fernando Cauduro Pureza e Nauber Gavski da Silva. Os pesquisadores debatem, a partir de uma perspectiva histórica, as seguintes questões: Estaríamos vivendo uma situação de “economia de guerra” a partir do estabelecimento da pandemia do novo coronavírus? Haverá desabastecimento? Quais são as responsabilidades do Estado para com a população nesse cenário de crise? Em um pouco mais de uma hora, os historiadores buscam responder essas questões e analisam algumas das medidas tomadas pelo governo atual.

Segundo Leipnitz, a próxima edição deve abordar episódios históricos de surtos epidêmicos relevantes para a humanidade. A frequência do podcast Trincheira ainda está sendo definida, mas é provável que as publicações ocorram a cada duas semanas.

Ficou curioso(a)? Acompanhe!

 

Primeiro episódio do podcast Trincheira trata sobre a pandemia do novo coronavírus a partir de uma perspectiva histórica