Início > Pro reitoria de pesquisa pos graduacao e inovacao divulga chamadas internas do programa
Data de Publicação 06/09/2022 - 11:33 Atualizado em 06/09/2022 - 14:22 969 visualizações

Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação divulga chamadas internas do Programa Institucional de Iniciação Científica e Tecnológica

Submissões devem ser feitas até dia 26 de setembro pelo Sistema Acadêmico de Projetos, no Guri
Por Franceli Couto Jorge

A Universidade Federal do Pampa (Unipampa), por meio da Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (Proppi), divulga duas chamadas internas do Programa Institucional de Iniciação Científica e Tecnológica (PRO-IC): Modalidade Mulheres na Ciência e Modalidade Incentivo à Pesquisa. A submissão das propostas deve ser feita até o dia 26 de setembro, às 17h30, pelo Sistema Acadêmico de Projetos (SAP), no sistema de Gestão Unificada de Recursos Institucionais (Guri).

Entre as duas modalidades serão concedidas 66 cotas de bolsas de 12 horas semanais, com valor mensal de R$ 240, e vigência de outubro de 2022 a fevereiro de 2023. Todas as informações estão disponíveis no site da Proppi - Pesquisa.

 

PRO-IC – Modalidade Mulheres na Ciência

A Chamada Interna nº 17/2022 rege o Programa Institucional de Iniciação Científica e Tecnológica (PRO-IC) – Modalidade Mulheres na Ciência, que visa atrair pesquisadoras que se identifiquem com o gênero feminino que intencionam iniciar, retornar ou incrementar as atividades de pesquisa e orientação de discentes de iniciação científica, por meio da concessão de uma bolsa de Iniciação Científica e Tecnológica.

Podem submeter propostas a esta modalidade docentes doutoras da Unipampa que se identifiquem com o gênero feminino e tenham participado da Chamada Interna Proppi n° 06/2022 (Cadastro e Validação da Produção Científica, Tecnológica e Acadêmica) com proposta aprovada.

Serão concedidas 21 cotas de bolsas de 12 horas semanais, distribuídas priorizando as áreas com menor representação de pesquisadoras mulheres. Os documentos necessários são: a) Projeto de Pesquisa cadastrado e registrado no SAP com vigência igual ou maior à vigência da bolsa (28 de fevereiro de 2023); b) Anexo I - Plano de Atividades do/a Bolsista PRO-IC - Modalidade: Mulheres na Ciência.

Importante: Para compor a nota final de cada proposta, será considerada apenas a nota da pontuação da Planilha de Pontuação do Currículo Lattes, validada na Chamada Interna Proppi n° 06/2022 (pontuação referente à Pesquisa). Saiba mais em: Chamada Interna nº 17/2022.

 

PRO-IC – Modalidade Incentivo à Pesquisa

O Programa Institucional de Iniciação Científica e Tecnológica (PRO-IC) - Modalidade Incentivo à Pesquisa tem por objetivo o desenvolvimento da ciência, tecnologia e inovação, bem como a formação de recursos humanos voltados para o desenvolvimento científico e tecnológico; visa auxiliar pesquisadores/as que intencionam iniciar ou retornar às atividades de pesquisa e orientação de discentes de graduação, por meio da concessão de uma bolsa de Iniciação Científica ou Tecnológica.

Regida pela Chamada Interna nº 18/2022, podem submeter nesta modalidade docentes mestres/as ou doutores/as da Unipampa que não tenham sido contemplados/as em nenhuma outra modalidade de bolsa de IC/IT da Proppi com vigência 2022 ou 2022/2023. Serão concedidas 45 cotas de bolsas de 12 horas semanais, distribuídas de forma igualitária entre as nove áreas de conhecimento disponíveis no SAP.

Os documentos necessários são: a) Projeto de Pesquisa cadastrado e registrado no SAP com vigência igual ou maior à vigência da bolsa (28 de fevereiro de 2023); b) Anexo I - Plano de Atividades do(a) Bolsista PRO-IC - Modalidade: Incentivo à Pesquisa. Para saber mais, acesse: Chamada Interna nº 18/2022.

    • Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação divulga chamadas internas do Programa Institucional de Iniciação Científica e
      Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação divulga chamadas internas do Programa Institucional de Iniciação Científica e Tecnológica