Início > Pro reitorias da unipampa mudam de predio para qualificar o atendimento comunidade
Data de Publicação 27/10/2020 - 17:11 Atualizado em 27/10/2020 - 18:11 1313 visualizações

Pró-reitorias da Unipampa mudam de prédio para qualificar o atendimento à comunidade

Novo espaço também traz mais segurança aos servidores
Por Emanuelle Tronco Bueno

A Universidade Federal do Pampa (Unipampa) iniciou, nesta semana, o processo de transferência dos prédios II e III para nova sede, localizada no centro de Bagé, RS, na Rua Professor Melanie Granier, nº 53 (antigo prédio da ASM). A previsão é que a mudança integral para a nova instalação seja concluída entre duas e quatro semanas. Para o reitor da Universidade, Roberlaine Ribeiro Jorge, “é um ganho concentrar todas as pró-reitorias em um único prédio, oferecendo melhores condições de trabalho aos servidores e melhor atendimento à comunidade externa”.

Como a instituição adotou o trabalho remoto, em virtude da pandemia do novo coronavírus (Covid-19), alguns servidores foram escalados em alternância para realizarem a organização dos bens da Universidade. O objetivo é que o deslocamento para o novo endereço ocorra de forma facilitada para uma futura reorganização interna. Conforme a pró-reitora de planejamento e infraestrutura, Viviane Kanitz Gentil, “houve programação de organização dos setores, considerando os protocolos de segurança e biossegurança, para que não houvesse problemas na transferência. Também foram observadas as questões de alteração de linhas telefônicas, internet e outros detalhes específicos”, conclui.

- A LOCALIZAÇÃO DOS SETORES DE GESTÃO DA UNIVERSIDADE

Prédio I

- O quê? Reitoria, Gabinete da Reitoria, Assessoria de Comunicação Social (ACS), Assessoria de Diversidade, Ações Afirmativas e Inclusão (Adafi), Diretoria de Tecnologia da Informação e Comunicação (Dtic), Assessoria de Assuntos Estratégicos (AAE), Diretoria de Relações Institucionais e Internacionais (Daiinter), Ouvidoria, Procuradoria Federal, Conselho Universitário (Consuni).

- Onde? Av. General Osório, 900. Centro, Bagé, RS.

- Novo endereço: seguirá no mesmo local.

Prédio II

- O quê? Pró-Reitoria de Administração (Proad), Pró-Reitoria de Planejamento e Infraestrutura (Proplan), Arquivo e Protocolo Geral, Auditoria Interna (Audin).

- Onde? Rua Monsenhor Constábile Hipólito, 125. Centro, Bagé, RS.

Prédio III

- O quê? Pró-Reitoria de Graduação (Prograd), Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proext), Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (Proppi), Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis e Comunitários (Praec), Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (Progepe).

- Onde? Av. General Osório, 1139. Centro, Bagé, RS.

- Novo endereço: R. Prof. Melanie Granier, 53. Centro, Bagé, RS (antigo prédio da ASM).

- O PROCESSO DE MUDANÇA DE PRÉDIO

A necessidade de mudança de prédio da Reitoria e das pró-reitorias ocorre desde a notificação do Ministério Público (MP). O órgão orientou que a Unipampa promovesse a melhoria nas condições de trabalho dos servidores e no atendimento ao público. Para cumprir tais apontamentos, foi necessário prever a mudança dos prédios até então ocupados pelos setores da Reitoria e pró-reitorias. Com isso, em novembro de 2018, a Unipampa anunciou a construção da “Cidade Reitoria”. Em paralelo ao projeto, que está com obras em andamento no Campus Bagé desde março de 2019, foi encaminhada uma solicitação ao Ministério da Educação (MEC) para autorização do processo de mudança temporária para outro prédio que fornecesse mais segurança a todos.

“Em virtude dos apontamentos do MP, a gestão anterior, sob liderança do professor Marco Antonio Fontoura Hansen, começou a buscar um novo prédio para abrigar estes setores. No ano passado, ocorreu a autorização do MEC para esta mudança e coube a nossa gestão, que assumiu no dia 18 de dezembro de 2019, efetivar e dar prosseguimento a essas mudanças. O objetivo principal, portanto, sempre foi responder os apontamentos do Ministério Público, prezando em atender melhor nossos servidores e todos que acessam a Universidade”, explica o reitor Roberlaine.

- O NOVO ESPAÇO FÍSICO E A PANDEMIA

O reitor da Instituição, Roberlaine Ribeiro Jorge, ressalta que uma das preocupações da gestão atual é que as instalações do novo prédio também estivessem adequadas às orientações de distanciamento social. Este fator se revela importante não só para um possível retorno dos servidores ao trabalho presencial ou híbrido, mas também para a execução de eventuais tarefas que não sejam possíveis de realizar fora do ambiente institucional. “A Pró-Reitoria de Planejamento e Infraestrutura (Proplan) realizou uma avaliação técnica para planejar as divisões dos setores no novo prédio, bem como adequação a normas de segurança e preocupação específica com o distanciamento necessário em virtude da pandemia”, afirma o reitor.

Além dessas questões, com a pandemia, a pró-reitora de planejamento e infraestrutura, Viviane Kanitz Gentil, explica que a Instituição contou com um grupo de trabalho que planejou a mudança pensando nos protocolos de segurança exigidos pelo Ministério da Saúde. As ações foram desde escala de servidores para mobilização de bens até disposição dos objetos no novo espaço físico.

• Nesta semana, iniciou o processo de transferência dos prédios I e II para nova sede (Foto: divulgação).
      Nesta semana, iniciou o processo de transferência dos prédios II e III para nova sede (Foto: divulgação).
      Mudança começou na segunda-feira, 26 (Foto: divulgação).
    • ovo espaço traz mais segurança aos servidores e qualifica o atendimento à comunidade (Foto: divulgação).
      Novo espaço traz mais segurança aos servidores e qualifica o atendimento à comunidade (Foto: divulgação).
Tags: Gestão