Início > Producoes da iii fecipampa participam de feiras nacionais e internacionais
Data de Publicação 07/11/2024 - 15:51 Atualizado em 12/11/2024 - 10:42 230 visualizações

Produções da III Fecipampa participam de feiras nacionais e internacionais

As produções que tiveram destaque ganharam credencial para participar dos eventos realizados no ano de 2024
Por Luciane Mancilia

A III Feira de Ciências do Pampa (Fecipampa) da Universidade Federal do Pampa (Unipampa), realizada pelo Programa de Feiras de Ciências da Unipampa (Profecipampa) e pela Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proec), que ocorreu em setembro de 2023, ainda rende frutos em 2024. As produções de maior destaque na edição do ano passado ganharam credencial para participarem de eventos do ano de 2024, recebendo premiações nacionais e internacionais.

Os municípios de Bagé, Candiota e Canguçu tiveram trabalhos apresentados em eventos ocorridos em outubro de 2024. Os representantes de Bagé e Canguçu participaram da Mostra de Internacional de Ciência e Tecnologia (Mostratec), realizada em Novo Hamburgo, no Rio Grande do Sul, de 21 a 25 de outubro de 2024. Já o trabalho de Candiota foi apresentado na Feira de Tecnologias, Engenharias e Ciências de Mato Grosso do Sul (FETECMS) que aconteceu de 21 a 23 de outubro em Campo Grande, no Mato Grosso do Sul. 

A participação de todas as produções nas premiações teve a realização e participação das equipes executoras dos projetos de extensão e de Feiras de Ciências Integradas do Campus Caçapava do Sul e do Campus Bagé da Unipampa, bem como da Secretaria Municipal de Educação de Bagé, a Secretaria Municipal de Educação de Candiota, a Secretaria Municipal de Educação de Canguçu, a 13ª Coordenadoria de Regional de Educação do Rio Grande do Sul. Além disso, estão envolvidas as seguintes escolas: Escola Estadual de Ensino Médio Farroupilha, Escola Estadual de Ensino Médio Jerônimo Mércio da Silveira e a Escola Municipal de Ensino Fundamental Carlos Moreira.

Confira as premiações e participações:

Produção de Bagé - O grupo, representado por estudantes da Escola Estadual de Ensino Médio Farroupilha, participou da Mostra de Internacional de Ciência e Tecnologia (Mostratec) e recebeu o prêmio destaque de Inovação, que representa um valor de R$ 2.000 para o aprimoramento do trabalho. Os integrantes do grupo ressaltam o apoio que receberam da Unipampa e da Fecipampa para conseguirem participar da premiação. Ainda, destacam a gratificação e a confiança que a oportunidade proporcionou aos professores e alunos da escola, bem como a relevância da troca de saberes com os demais profissionais e estudantes participantes do evento.

Produção de Candiota - O grupo, representado por estudantes da Escola Estadual de Ensino Médio Jerônimo Mércio da Silveira, participou da Feira de Tecnologias, Engenharias e Ciências de Mato Grosso do Sul (FETECMS) e apresentou a produção intitulada “Carregador de celular solar: uma alternativa sustentável”. Segundo os integrantes do grupo, a pesquisa surgiu a partir da feira de ciências da escola e trouxe muitas experiências e aprendizados. Ainda consideram a satisfação em apresentar o projeto criado em um ambiente escolar, em um evento que teve mais de 300 trabalhos de todo o Brasil. Também consideram que tal feito traz grande credibilidade para a escola. Além disso, consideram que muitos conhecimentos foram absorvidos de outras instituições de ensino, dos mais variados níveis, que somaram importantes aprendizados. 

Produção de Canguçu - O grupo, representado por estudantes da Escola Municipal de Ensino Fundamental Carlos Moreira, participou da Mostra de Internacional de Ciência e Tecnologia (Mostratec) e apresentou um trabalho sobre o resgate da biodiversidade vegetal local como forma de ampliação da sustentabilidade na agricultura familiar. O trabalho conquistou o prêmio "Meninas e Mulheres na Ciência", oferecido pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), além de ganharem credenciais para participarem de um evento em 2025, direcionado às mulheres cientistas, que será realizado na sede da fundação, no Rio de Janeiro. As integrantes do grupo reforçam o orgulho em poder representar sua escola, além das oportunidades que ganharam após terem o seu trabalho premiado. Por fim, destacam a satisfação em terem a oportunidade de participarem de evento organizado pela Fiocruz no próximo ano e afirmam que a chance gera ainda mais motivação para persistirem no caminho da pesquisa científica.

O que é a Fecipampa: 

A Feira de Ciências do Pampa (Fecipampa) é um evento estadual que reúne trabalhos que tiveram destaques nas Feiras de Ciências, realizadas nos demais campis da Instituição e nas Feiras Integradoras. As Feiras Integradas acontecem nos campi de Alegrete, Caçapava do Sul, Dom Pedrito, Itaqui e São Gabriel, reunindo a comunidade local, principalmente promovendo uma mobilização intermunicipal para atrair participantes de outras cidades para a ocasião.

Das produções apresentadas na Fecipampa, as de maiores destaques e potencial são inscritas pelo programa em outras feiras de nível nacional e internacional. Essa intermediação se chama Feiras Afiliadas, onde várias destas vão fazendo um compilado dos melhores trabalhos apresentados e passam a ser inscritos ou credenciados em futuras edições de todas as feiras participantes do grupo filiado. 

Para mais informações, acesse o site da Fecipampa ou do Programa de Feiras de Ciências da Unipampa.

    • Imagem em ambiente fechado contendo pessoas interagindo.
      Produções da III Fecipampa participam de feiras nacionais e internacionais (Foto: Divulgação)
    • Imagem em ambiente fechado contendo pessoas interagindo.
      Produções da III Fecipampa participam de feiras nacionais e internacionais (Foto: Divulgação)
    • Imagem em ambiente aberto contendo pessoas interagindo.
      Produções da III Fecipampa participam de feiras nacionais e internacionais (Foto: Divulgação)
    • Imagem em ambiente fechado contendo pessoas interagindo.
      Produções da III Fecipampa participam de feiras nacionais e internacionais (Foto: Divulgação)
    • Imagem em ambiente fechado contendo pessoas interagindo.
      Produções da III Fecipampa participam de feiras nacionais e internacionais (Foto: Divulgação)