Início > Professor da unipampa concede entrevista forbes sobre o uso de energias limpas no futuro do planeta
Data de Publicação 20/06/2024 - 08:38 Atualizado em 20/06/2024 - 08:38 357 visualizações

Professor da Unipampa concede entrevista à Forbes sobre o uso de energias limpas no futuro do planeta

Por Luciane Mancilia

O professor da Universidade Federal do Pampa (Unipampa), Ricardo Ribeiro Alves, concedeu uma entrevista publicada no mês de maio na Edição 119 da Forbes Brasil, no Especial ESG, sigla em inglês para Environmental, Social and Governance (em tradução livre, Ambiental, Social e Governança).  O profissional atua no curso de  Gestão Ambiental, Campus São Gabriel, e no Programa de Pós-Graduação em Administração, Campus Santana do Livramento, ofertados pela Universidade. A edição da revista abordou o uso de energias limpas no futuro do planeta, principalmente frente às tragédias climáticas que vêm acontecendo em nível estadual, nacional e mundialmente. Assim, o conteúdo envolve discussões sobre estratégias ambientais, especialmente pelo ramo empresarial, para diminuir os impactos ambientais no planeta.

O professor foi convidado a participar da edição especial ESG por desenvolver pesquisas na área. Como pesquisador, Ricardo atua com foco em pesquisas relacionadas ao comportamento do consumidor, consumo consciente, marketing ambiental, ESG, estratégia competitiva, logística reversa, certificação de gestão ambiental e certificação florestal.

Nos últimos três anos, o professor tem se aprofundado sobre os estudos em ESG, tema que tem relação com a sustentabilidade ambiental. Inclusive, no Programa de Pós-Graduação em Administração, Campus Santana do Livramento, criou uma disciplina optativa intitulada “Introdução ao ESG”.

Em sua entrevista à revista Forbes Brasil, Ricardo Ribeiro Alves colocou ênfase em duas de suas obras: “ESG: O presente e o futuro das empresas”, bem como seu novo livro que será lançado em breve, intitulado “A Força do ESG”. O professor relata que recebeu o convite para participar da entrevista na revista em maio deste ano, pois o periódico estava elaborando a edição de junho com um Especial ESG: “Respondi algumas perguntas sobre ESG, sendo que algumas faziam menção à tragédia climática sofrida pelo RS e, semanas depois, recebi a clipagem da minha entrevista de uma página. Ainda não li a revista, mas já entrei em contato com a Forbes para adquirir e ver a reportagem completa sobre ESG”, relata Alves.

O professor ainda pontua sobre a relevância de participar do trabalho de uma das revistas mais conceituadas do mundo e levar sua atuação na Unipampa nesta participação: “É muito gratificante falar sobre o tema ESG. No caso específico da entrevista na revista, além de ser uma publicação de grande prestígio, também há a responsabilidade de atingir um público exigente e muito bem informado”. Com isso, o profissional relata que teve que se preparar tecnicamente, mas ficou “surpreso e contente ao ver que uma página inteira da Forbes ficou dedicada à minha entrevista, com dois destaques importantes: primeiro, os livros "ESG" e "A Força do ESG"; em segundo lugar, o fato de eu ser professor da Universidade Federal do Pampa”.