Início > Professor da unipampa e patrono da v feira do livro de manoel viana
Data de Publicação 19/10/2021 - 15:09 Atualizado em 19/10/2021 - 15:10 775 visualizações

Professor da Unipampa é patrono da V Feira do Livro de Manoel Viana

Evento inicia nesta terça-feira, 19
Por Emanuelle Tronco Bueno

Em sua 5ª edição, a Feira do Livro de Manoel Viana de 2021, que inicia hoje, tem como patrono o escritor e professor da Universidade Federal do Pampa (Unipampa), Campus São Borja, Marcelo Rocha. O evento, que possui como tema “Arte Cidade, Manoel Viana no caminho da literatura!”, ocorre de forma híbrida de 19 a 23 de outubro.

O professor conta que o convite é muito significativo, pois o alegra ser lembrado e reconhecido por seu trabalho. Porém, ressalta que “os grandes protagonistas do evento são as educadoras e educadores que trabalham, cotidianamente, em sala de aula – e, muitas vezes, fora dela – com a formação de leitores”. Ao valorizar os profissionais do letramento literário, Rocha acredita que “a relação entre escritor, obras literárias e leitores acaba por formar um sistema literário – o que consolida um movimento cultural na cidade”.

Como o professor atua há 13 anos como docente nos cursos de Comunicação Social da Unipampa, conta que, por ter a formação base em Letras, sempre buscou interfaces possíveis entre as duas áreas. Sobre essa associação, Marcelo Rocha pontua: “a relação com a Comunicação ajuda-me muito na construção de meus textos literários e posso dizer, também, que a literatura me auxilia na compreensão de estratégias para elaboração de discursos persuasivos que são partes fundamentais, por exemplo, do texto publicitário. Assim, entendo como inseparáveis a experiência na docência em Comunicação e a minha escrita ficcional”.

A Feira começa hoje, em formato híbrido. O professor explica que “aos poucos, e com todos os cuidados e protocolos, algumas atividades começam a ser presenciais”. Entretanto, “o processo de ouvir e contar e histórias – que é a essência da literatura – ajuda na aproximação e na partilha de experiências, conhecimentos e memórias”, reflete Rocha.

Mais sobre o professor Marcelo Rocha:

Professor da Unipampa há 13 anos, Marcelo Rocha atua também como pesquisador e escritor. Na Universidade, lidera o Grupo de Pesquisa Histórias da Mídia e outras pesquisas e projetos. Como literato, é autor de obras como “Lucidez”, “Enquanto Caio” e “Ocupa Porto Alegre – E Outros Contos”, com a qual recebeu o Prêmio Açorianos de Criação Literária em 2013.

Participe da V Feira do Livro de Manoel Viana:

As ações presenciais serão realizadas no Centro de Cultura, na Praça Central, na Biblioteca Pública e na Escola Alberto Pasqualini do município de Manoel Viana, no Rio Grande do Sul. Os eventos on-line serão transmitidos no Facebook da Prefeitura de Manoel Viana e no YouTube do Serviço Social do Comércio do Rio Grande do Sul (Sesc/RS) – Exclusivo para o espetáculo “Ananse – O primeiro contador de histórias. Veja a programação completa no Facebook do Sesc/RS.

• Professor da Unipampa é patrono da V Feira do Livro de Manoel Viana
      Professor da Unipampa, Marcelo Rocha, é patrono da V Feira do Livro de Manoel Viana (Foto: Divulgação)