Início > Professor da unipampa participa de evento cientifico na grecia
Data de Publicação 10/07/2019 - 10:21 Atualizado em 10/07/2019 - 10:21 2343 visualizações

Professor da Unipampa participa de evento científico na Grécia

O professor Juan Saavedra del Aguila apresentou cinco trabalhos desenvolvidos na Unipampa
Por Emanuelle Tronco Bueno

De 23 a 30 de junho, o professor Juan Saavedra del Aguila, da Universidade Federal do Pampa (Unipampa), Campus Dom Pedrito, participou do 21º GIESCO (Group of international Experts for Cooperation on Vitivinicultural Systems) na cidade de Thessaloniki, Grécia. Este é um encontro internacional bianual, considerado o principal evento científico da área da Viticultura.

O evento aborda a atualização dos diferentes sistemas de produção de videira, principalmente dentro dos sistemas de produção não convencionais de uva, como o sistema de produção orgânico, além de estudos sobre as mudanças climáticas e o desenvolvimento da viticultura nestes prováveis cenários climáticos. Por serem temáticas alinhadas às pesquisas do professor, foram apresentados cinco trabalhos científicos de sua orientação, a maioria resultada de trabalhos de conclusão de curso.

A internacionalização continua sendo um dos objetivos do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) 2019-2023. Para o professor Juan Saavedra del Aguila, participar do principal evento mundial da Viticultura, “faz com que estejamos cumprindo este objetivo”. Segundo o pesquisador, a apresentação de trabalhos desenvolvidos por estudantes da Unipampa promove a instituição fora do país: “esta é a forma que a ciência avança, toda pesquisa tem que ser apresentada aos seus pares (comunidade científica) para receber as aprovações, sugestões, críticas ou reprovações dos nossos trabalhos científicos e, assim, ir melhorando os mesmos”, conclui Aguila.

Conheça as pesquisas da Unipampa apresentadas pelo professor Juan Saavedra del Aguila no 21º GIESCO, Grécia:

1. Some vegetable regulators in post-harvest “Italy” grape. Este trabalho científico teve como origem um trabalho de conclusão de curso defendido no curso de bacharelado em Enologia da Unipampa, Campus Dom Pedrito. Nesta pesquisa, foram testados diferentes reguladores vegetais na pós-colheita da uva de mesa fina “Itália”, obtendo-se que o regulador vegetal 1-metilciclopropeno (1-MCP) auxilia na extensão da vida de prateleira desta uva em até sete dias de armazenamento a 16ºC e 70% de Umidade Relativa (UR).

2. Three foliar fertilizers in “Merlot” seedlings. Trabalho gerado através de uma pesquisa de iniciação científica, em que foram testados diferentes fertilizantes foliares, sendo que, estes fertilizantes ajudaram nas mudas da uva do tipo “Merlot”, através de uma maior produção de clorofila e de maior porcentagem de massa seca da raiz.

3. Influence of 'Pinotage' defoliation on fruit and wine quality. Trabalho científico resultado de um trabalho de conclusão de curso defendido no curso de bacharelado em Enologia da Unipampa, Campus Dom Pedrito, em que se trabalharam desfolhas diferentes numa variedade de uva fina para vinho obtida na África do Sul no século passado, obtendo, entre todos os tratamentos testados, resultados muito parecidos.

4. Use of foliar fertilizer in 'Tannat' in Dom Pedrito Region, RS - Brazil. Pesquisa originária de trabalho de conclusão de curso do curso de bacharelado em Enologia da Unipampa, Campus Dom Pedrito, em que se testou um fertilizante foliar já utilizado comercialmente na Serra Gaúcha, mas ainda não utilizado na Campanha, obtendo-se resultados similares entre o tratamento controle e os demais tratamentos testados.

5. Vegetative dose heights 'Cabernet Sauvignon' and its influence on fruit and wine quality. Trabalho científico obtido de experimento instalado em Vinhedo Comercial de Dom Pedrito, o qual tem um planejamento inicial de cinco anos de experimentos de campo, sendo desenvolvidos trabalhos de conclusão de curso, dissertações de mestrado e teses de doutorado nesta área experimental. Na presente pesquisa, estão sendo testados diferentes tipos de coberturas (dossel) foliares. Preliminarmente, demonstra-se que estas coberturas (dossel) vegetativas influenciam o sumo de uvas frescas que não tenham passado pelo processo de fermentação (mosto) e o vinho desta área de cultivo.

• Fundo com tela de reprodução de slides. Homem à frente de um púlpito, com a boca semiaberta e gesticulando.
      Professor da Unipampa participa de evento científico na Grécia (Foto: Divulgação)
    • Painel ao fundo. Homem de cabelos negros, meio corpo, camiseta amarela, crachá da unipampa com corda verde.