Professora da Unipampa coordena exposição “Astrofísica dos Corpos Negros” no Planetário de Brasília
Inaugurada na última terça-feira, 12, a exposição “Astrofísica dos Corpos Negros” busca promover a reflexão sobre a representatividade negra na ciência. Idealizada pela professora da Universidade Federal do Pampa (Unipampa), Eliade Lima, a mostra tem a colaboração dos cientistas Oscar dos Santos Borba e Liandra Ramos, discentes do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências da Unipampa, Alan Alves Brito, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e Rita de Cássia dos Anjos, da Universidade Federal do Paraná (UFPR).
A exposição apresenta trabalhos de astrofísicos negros brasileiros e está aberta ao público desde o último dia 13, no Planetário de Brasília, com entrada gratuita. A mostra também pode ser acessada virtualmente. Dentre os objetivos da exposição está atrair estudantes de escolas públicas e o público em geral para a ciência e destacar a importância da inclusão de jovens negros nas áreas de Física e Astronomia.
De acordo com a professora Eliade, o projeto surgiu após a leitura do artigo “Os corpos negros: questões étnico-raciais, de gênero e suas interseções na Física e na Astronomia brasileira”, de autoria de Alan Brito, no qual discute-se o racismo
científico e a escassez de astrofísicos negros no Brasil. “Queremos falar sobre a astrofísica estudada por corpos negros, com um trocadilho que simboliza tanto o campo teórico quanto as lutas sociais desses pesquisadores”, explica Eliade.
A vice-reitora da Unipampa, Francéli Brizolla, esteve em Brasília prestigiando a inauguração da exposição: “vivenciamos um sonho que se tornou realidade - a história de uma menina negra que se tornou cientista e que, já na trajetória profissional, realiza um feito histórico: marcar a história da astrofísica como uma astrofísica negra no Brasil. E esta grande profissional consegue este feito a partir do engajamento em nossa Unipampa, outro sonho sonhado e transformado em realidade!”. Francéli prossegue: “assim, considero que este momento de destaque da Unipampa, da Eliade e do projeto Astrofísica dos corpos negros é uma conjunção de sonhos que se tornam factíveis por uma via única: a da educação!”.
Anote:
- O quê? Exposição Astrofísica dos Corpos Negros
- Quando? Do dia 13 de novembro até 28 de dezembro (de terça-feira a domingo)
- Qual horário? Das 7h às 19h30
- Onde? Planetário de Brasília (Eixo Monumental – ao lado do Clube do Choro e do Centro de Convenções Ulysses Guimarães)
- Entrada franca
Com informações de Giovanne Ramos/Agência Alma Preta
Últimas notícias
-
03/12/2024 - 12:03
-
03/12/2024 - 11:29
-
02/12/2024 - 16:57
-
30/11/2024 - 09:52
-
30/11/2024 - 09:46