Início > Professora da unipampa participa de publicacao de livro sobre promocao de acessibilidade em eventos
Data de Publicação 22/06/2022 - 08:33 Atualizado em 23/06/2022 - 08:50 723 visualizações

Professora da Unipampa participa de publicação de livro sobre promoção de acessibilidade em eventos

A publicação é fruto de experiência com Coordenação de Acessibilidade em Simpósio da Sociedade Brasileira da Computação
Por Micael dos Santos Olegário

A professora, Amanda Meincke Melo, da Universidade Federal do Pampa (Unipampa) foi uma das organizadoras do livro “Acessibilidade no IHC 2021: relato de experiências”. A obra foi produzida a partir do Simpósio sobre Fatores Humanos em Sistemas Computacionais (IHC) de 2021 e está publicada no portal da Sociedade Brasileira de Computação (SBC). A 20° edição do IHC foi a primeira a contar com uma Coordenação de Acessibilidade, e o objetivo do livro é abordar as iniciativas do evento da SBC na promoção da acessibilidade, e trazer relatos sobre essa experiência.

A obra foi desenvolvida pela docente da área de Computação do Campus Alegrete, Amanda Melo, em conjunto com outros pesquisadores, como Soraia Silva Prietch da Universidade Federal de Rondonópolis (UFR), Carolina Sacramento da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), e Renan Vinicius Aranha do Instituto Federal Goiano (IF Goiano). A publicação serve como referência para estimular outras iniciativas que promovam a acessibilidade, e conta com orientações e recomendações discutidas a partir do IHC.

Dentre os tópicos abordados no livro estão: a acessibilidade dos sistemas de software, orientações às pessoas participantes para colaborarem à promoção da acessibilidade, modelos para a produção de artigos, slides e vídeos amplamente acessíveis, acessibilidade nos espaços de interação e acessibilidade durante o desenvolvimento do evento. Outro dos objetivos da publicação é colaborar para a organização de outras edições do Simpósio da SBC.

Segundo Amanda Melo, a busca pela acessibilidade em eventos é uma missão que precisa da participação de toda a comunidade acadêmica e universitária. “Eventos técnico-científicos fazem parte do cotidiano universitário. Promover sua acessibilidade é um compromisso não apenas da organização, mas também de todas as pessoas envolvidas”, comenta a professora.

Confira a publicação da obra na íntegra: “Acessibilidade no IHC 2021: relato de experiências”