Início > Professora pamela carpes representara unipampa em conselho superior da fapergs
Data de Publicação 04/08/2021 - 16:48 Atualizado em 04/08/2021 - 16:54 965 visualizações

Professora Pâmela Carpes representará a Unipampa em Conselho Superior da Fapergs

Por Franceli Couto Jorge

Nesta quarta-feira, 4, foi publicada, no Diário Oficial do Rio Grande do Sul, a nomeação da professora da Universidade Federal do Pampa (Unipampa), Pâmela Billig Mello-Carpes, como membro do Conselho Superior (CS) da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul (Fapergs). A assinatura do termo de posse deve ocorrer na próxima reunião do Conselho, prevista para o dia 3 de setembro de 2021. Pâmela, que é docente do Campus Uruguaiana e bolsista de produtividade em pesquisa nível 1D, foi indicada ao CS pela Unipampa, por meio da Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (Proppi).

A indicação ocorreu após a Fapergs lançar chamada, entre os meses de maio e junho, para o recebimento de nomes para a composição do Conselho Superior, com o objetivo de substituir o conselheiro Rafael Roesler, que assumiu o cargo de diretor científico da Instituição. O CS, que é formado por 12 membros nomeados pelo Governo do Estado, é responsável por definir a política e as linhas gerais de atuação da Instituição, cabendo sua implementação ao Conselho Técnico-Administrativo. Entre as características básicas dos membros está currículo comprovado de atuação na área científica e tecnológica.

Segundo Pâmela Carpes, as experiências acumuladas nas diversas funções a propiciaram e continuam propiciando conhecimento sobre o funcionamento e importância de diferentes entidades, dentre elas agências e fundações de fomento e avaliação da pesquisa científica. “Considerando as finalidades e o importante papel da Fapergs, será uma honra atuar neste Conselho, com o qual me comprometo a contribuir com dedicação nas discussões acerca da política e atuação da fundação, considerando o panorama acadêmico, científico e tecnológico do Estado e País, e os avanços necessários”, afirma a pesquisadora.

Nos últimos anos, Pâmela vem combinando sua atuação no ensino, na pesquisa, na inovação e na extensão da Unipampa com a participação em diversos comitês de gestão e avaliação de projetos em agências de fomento à pesquisa, como a Fapergs, o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e outras agências nacionais e internacionais.

De acordo com o pró-reitor de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação da Unipampa, Fábio Leivas, é a primeira vez que a Unipampa terá uma representação no Conselho Superior da Fapergs. “Consideramos muito importante a contribuição que poderemos dar para o Conselho Superior da Fapergs, representando a região da Fronteira Oeste e Campanha do Rio Grande do Sul, assim como, as universidades gaúchas mais recentemente criadas, que ainda não eram representadas neste Conselho”, destaca Leivas.

Sobre Pâmela Carpes

Pâmela Carpes é nomeada para Conselho Superior da Fapergs - Foto: Divulgação        Além de sua atuação na pesquisa, ensino, extensão e inovação, a docente também recebeu o Prêmio Para Mulheres na Ciência (L'Oreal/UNESCO/ABC), em 2017, e atuou no Programa Science of Learning, como consultora do Escritório de Educação da Unesco para assuntos relacionados à neurociência da aprendizagem em Genebra em 2018.

No campo da gestão, destaca-se sua atuação como coordenadora de projetos de fomento internacional, como coordenadora de programa de pós-graduação, além da atuação no Comitê de Assessoramento da área de Ciências Biológicas da Fapergs, no Conselho Deliberativo da Sociedade Brasileira de Fisiologia e em comissões especiais de sociedades internacionais, como a American Physiological Society. Na Unipampa, atualmente exerce a função de Chefe da Divisão de Pós-Graduação da Proppi.

Com informações de Fábio Leivas