Início > Professoras da unipampa assinam carta publicada na revista science
Data de Publicação 23/06/2020 - 10:04 Atualizado em 23/06/2020 - 10:04 864 visualizações

Professoras da Unipampa assinam carta publicada na revista Science

A carta ressalta a preocupação de que a pandemia da Covid-19 promova um aumento das diferenças de gênero na ciência

O grupo Parent in Science, do qual fazem parte três docentes da Universidade Federal do Pampa (Unipampa), publicou, no mês de maio, uma carta na revista científica Science. A publiciação, que é assinada por Pâmela Billig Mello Carpes e Alessandra Tamajusuku, ambas professoras do Campus Uruguaiana, e por outros membros da equipe do Parent in Science, destaca a realidade imposta pela pandemia da COVID-19, que levou muitos profissionais ao trabalho remoto, realizado desde suas casas.

Os autores ressaltam que esta realidade pode contribuir para aumentar as diferenças de gênero na ciência, já que muitos cientistas têm filhos pequenos, e as escolas estão com as aulas presenciais suspensas. “Trabalhar de casa com filhos pequenos e casa para cuidar muda completamente a rotina de trabalho dos pesquisadores em geral, mas tem um impacto maior para as cientistas mulheres mães”, afirmam os pesquisadores do grupo. Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), as mulheres são as maiores responsáveis pelos cuidados da casa e de pessoas no Brasil. Observe no gráfico produzido pela Agência de Notícias IBGE:

Fonte: Agência de Notícias IBGE

Considerando que já existe uma grande diferença de gênero na ciência, que no Brasil é evidenciada principalmente pelo número mais baixo de mulheres em posições de destaque (cargos de chefia no ambiente acadêmico, membros da Academia Brasileira de Ciências, bolsistas de produtividade em pesquisa, entre outros), a carta demonstra a preocupação que esses meses de distanciamento social devido à pandemia aumentem a distância entre as cientistas mulheres, especialmente as mães, de seus pares homens.

Para Pâmela Carpes, a desigualdade de gênero na ciência é uma questão urgente, e a maternidade desempenha um papel importante neste cenário. “A Unipampa já reconheceu este impacto a partir da consideração da licença maternidade na análise do currículo das cientistas em seus editais internos”, esclarece a pesquisadora. Na carta publicada na Science, os autores alertam a comunidade científica para que não permita que essa pandemia reverta avanços e aprofunde ainda mais a lacuna de gênero na ciência. “Políticas e ações para mitigar a pena de maternidade, exacerbadas em momentos como esse, devem ser planejadas e executadas imediatamente”, conclui a docente.

A Assessoria de Comunicação Social (ACS) da Unipampa conversou com a professora Pâmela Carpes para a série Enfrentamento ao Coronavírus do Programa Unipampa Entrevista sobre o impacto do trabalho remoto na vida das cientistas mães. O episódio vai ao ar na próxima sexta-feira, 26 de junho. Se você quer saber mais sobre a temática, acompanhe o canal ACS Unipampa no YouTube ou as mídias sociais da Universidade.

Com informações de Pâmela Carpes