Início > Professores da unipampa criam disciplina ofertada em rede internacional
Data de Publicação 19/07/2021 - 12:28 Atualizado em 19/07/2021 - 12:28 872 visualizações

Professores da Unipampa criam disciplina ofertada em rede internacional

A disciplina Tópicos Avançados em Biologia da Reprodução conta com 13 instituições participantes

Na última quarta-feira, 14, iniciaram as atividades da disciplina Tópicos Avançados em Biologia da Reprodução, criada e liderada por docentes da Universidade Federal do Pampa (Unipampa). O diferencial do componente curricular é a sua oferta em rede, envolvendo professores e alunos de diversas regiões do Brasil, Canadá e Estados Unidos. São 108 acadêmicos de pós-graduação formalmente matriculados e, até o momento, mais de 15 ouvintes, entre docentes, pesquisadores, doutores e pós-doutorandos. As aulas ocorrem às quartas-feiras, durante o segundo semestre de 2021, e a disciplina contabiliza sete créditos, totalizando 105 horas de programação.

De acordo com a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), esta é a primeira disciplina de pós-graduação em rede na área de Medicina Veterinária. Além da Unipampa, integram a disciplina as seguintes instituições: Embrapa Rondônia, Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia, Universidade da Flórida, Universidade de São Paulo, Universidade do Estado de Santa Catarina, Universidade Estadual de Londrina, Universidade Federal de Pelotas, Universidade Federal de Santa Catarina, Universidade Federal de Santa Maria, Universidade Federal de São Carlos, Universidade Federal do Rio Grande do Sul e Universidade McGill.

Conforme os organizadores da disciplina, “os programas de pós-graduação, em geral, contam com poucos docentes com formação em biologia da reprodução, área ampla cujos avanços científicos ocorrem de maneira dinâmica”, o que dificulta o acompanhamento dos avanços em todas as subáreas. Por esse motivo, a proposta de Tópicos Avançados em Biologia da Reprodução foi reunir professores de diferentes visões e linhas de pesquisa em diversas subáreas da biologia da reprodução para oportunizar aos pós-graduandos uma visão holística e atual da área para qualificar o debate acadêmico, científico e técnico-tecnológico, bem como, a formação de recursos humanos e a contribuição à sociedade, tendo em vista o desenvolvimento científico e tecnológico do Brasil.

Com informações de Paulo Bayard Dias Gonçalves