Início > Professores de enologia da unipampa participam de reunioes da organizacao internacional da uva e do
Data de Publicação 12/05/2022 - 16:52 Atualizado em 16/05/2022 - 10:16 230 visualizações

Professores de Enologia da Unipampa participam de reuniões da Organização Internacional da Uva e do Vinho

Por Micael dos Santos Olegário

A Universidade Federal do Pampa (Unipampa) está participando da Organização Internacional da Uva e do Vinho (OIV) no evento que ocorre de forma híbrida em Dijon, na França. A Unipampa está sendo representada pelos professores do curso de Bacharelado em Enologia do Campus Dom Pedrito, Juan Saavedra Del Aguila, Ângela Rossi Marcon e Elizete Beatriz Radmann, que participam a distância. As reuniões começaram no dia 10 e seguem até o dia 19 de maio. Criada em 2001, a Organização Internacional da Uva e do Vinho é uma organização intergovernamental de natureza científica e técnica voltada à vitivinicultura no mundo. A OIV conta com a participação de 48 países membros e a observação de diversos órgãos internacionais, incluindo a União Europeia. 

A Unipampa foi nomeada pela Comissão Técnica Brasileira da Vinha e do Vinho (CTBVV), através de documento emitido pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), como responsável pela Comissão I de Viticultura da CTBVV, sob coordenação de Del Aguila, e tendo a professora Radmann como uma das especialistas. Já a docente Ângela Marcon faz parte do quadro da Comissão II de Enologia da CTBVV. Essa é a terceira participação consecutiva da Unipampa na OIV, porém, a Universidade já participa de congressos mundiais da uva e do vinho, com apresentação de trabalhos científicos, desde 2014.

Segundo Del Aguila, as reuniões da OIV são relevantes para o setor de uvas e vinhos ao apontar caminhos para a prática da vitivinicultura e da enologia internacionalmente. “A participação neste evento colabora diretamente com a promoção da Unipampa, ao dar visibilidade a nossa Universidade tanto a nível nacional, pela participação na CTBVV, e fundamentalmente a nível internacional, onde se interage com os principais países do mundo produtores e consumidores de vinho”, comenta o professor. Del Aguila ainda complementa citando a importância do evento para o Bacharelado em Enologia da Universidade, com conhecimentos repassados aos alunos e implementados no Projeto Político Pedagógico (PPC) do curso. 

Captura de tela com reunião virtual da OIV com imagem dos participantes presenciais e do professor Juan Saavedra