Início > Professores e estudantes do curso tecnologia em gestao do turismo da unipampa colaboram em e book
Data de Publicação 20/06/2024 - 08:50 Atualizado em 20/06/2024 - 08:50 267 visualizações

Professores e estudantes do curso Tecnologia em Gestão do Turismo da Unipampa colaboram em e-book sobre turismo

O livro contém dois volumes e foi uma parceria com a Universidade da República (Udelar), do Uruguai
Por Luciane Mancilia

A obra intitulada “O turismo nos acerca: Encontros temáticos nos estudos turísticos entre a Unipampa (BRA) e Udelar (URU)”, lançada virtualmente no mês de abril, foi uma colaboração de professores e estudantes do Curso Superior de Tecnologia em Gestão do Turismo, da Universidade Federal do Pampa (Unipampa), Campus Jaguarão, e do Centro Universitário Regional do Leste (Cure) da Universidade da República (Udelar), localizada no Uruguai.

O livro possui dois volumes: e-book volume 1 e e-book volume 2, disponíveis no Repositório Institucional da Unipampa. As produções abrangem assuntos relacionados ao turismo no âmbito acadêmico e profissional e expõem trabalhos de professores e a colaboração de estudantes do Curso Superior de Tecnologia em Gestão do Turismo da Instituição brasileira e do Departamento de Ciências Sociais e Humanas e de Licenciatura em Turismo da Universidade uruguaia.

As obras tiveram suas editorações financiadas por edital da Diretoria de Assuntos Interinstitucionais e Internacionais (Daiinter), com organização dos professores Ângela Mara Bento Ribeiro e Alan Dutra de Melo, da Unipampa, e pelo professor da Udelar, Martín Fabreau. O coordenador do Curso Superior de Tecnologia em Gestão do Turismo, Campus Jaguarão, Alan Dutra de Melo, conta como se desenvolveu a parceria entre as instituições de nacionalidades distintas e a troca de saberes para a elaboração dos livros: “O desenvolvimento da obra ocorreu com a intenção de aproximação entre os cursos de turismo da Unipampa e da Udelar. A possibilidade de encontros virtuais permitiu que os laços fossem estreitados, buscando o desenvolvimento de trabalhos em conjunto. Assim, foram realizadas rodadas de reuniões entre os professores para conhecimento e proposição de ações”, explica.

Os materiais de literatura bibliográfica para a elaboração das obras ficaram divididos em cada uma das instituições por meio de editais internos de apoio. Esses editais recebem pesquisas que abrangem o âmbito acadêmico em todas as suas dimensões: ensino, pesquisa e extensão. O coordenador ainda aponta a importância do trabalho e cooperação entre as instituições de ensino: “O trabalho estreitou a relação entre os cursos, gerando conhecimento e confiança entre as equipes acadêmicas de ambos os países. Conhecemos o trabalho dos colegas uruguaios e eles dos brasileiros. De tal modo, restou abertura para outros intercâmbios no futuro. A importância e relevância do e-book está no esforço da Unipampa e Udelar para empreender esforços em efetivar processos de internacionalização e fortalecimento do campo do turismo como área de estudos e pesquisa.”, conclui.

A capa dos livros foi realizada pelo artista plástico Leandro Barrios (in memoriam), disponibilizado por seus familiares. A ilustração selecionada é uma representação da Ponte Internacional Mauá, localizada sobre o Rio Jaguarão, e faz a integração entre o Brasil e o Uruguai. A escolha da arte não se deu apenas por sua beleza estrutural e artística, mas também foi uma forma de homenagem póstuma ao artista uruguaio, que em suas obras retratou a fronteira e teve a sua vida e carreira fortemente vinculada ao trânsito entre o Uruguai e o Brasil.

Os livros encontram-se disponíveis para leitura digital no Repositório Institucional da Unipampa.

• Imagem de uma tela de computador que mostra uma videochamada.
      Lançamento virtual do e-book com a participação de seus realizadores (Foto: divulgação)
    • Imagem de uma tela de computador que mostra uma videochamada.