Início > Programa arborizacao urbana encerra o ano lancando 3a edicao de revista
Data de Publicação 21/12/2018 - 15:11 Atualizado em 21/12/2018 - 15:11 1065 visualizações

Programa Arborização Urbana encerra o ano lançando 3ª edição de revista

O programa Arborização Urbana: um exercício de cidadania e sustentabilidade socioambiental da Universidade Federal do Pampa (Unipampa) encerrou as atividades do ano de 2018 com o lançamento da terceira edição da revista do programa, com o tema Árvores - Conhecer, Viver, Ser - Arborização urbana: a Luz da Natureza nas Cidades.

A publicação destaca três subtemas do programa que foram desenvolvidos esse ano - o QRCode como ferramenta de educação ambiental; o Fórum Gaúcho de Arborização: 12 anos de debates; e a Saga dos Realizadores Verdes: conheça nossa história. No aspecto histórico traz conteúdos sobre as árvores na história de Bagé, a importância do patrimônio arbóreo e a relação histórica com as escolas.

O lançamento ocorreu durante a última reunião do ano do Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente (Comdema), realizada dia 12 de dezembro. Exemplares foram entregues ao presidente do conselho, João Bettervide e aos demais conselheiros, que representam diversas entidades com interesse nos temas ambientais da cidade.

A revista Também foi lançada para a rede de ensino na Escola Municipal de Ensino Fundamental Fundação Bidart, escola modelo do projeto. Na oportunidade ocorreu a exibição do documentário "Escola Bidart: a arborização fazendo a diferença na prática escolar" e a entrega da exposição fotográfica "Escola Bidart: Passado, presente, nossas árvores, nossa gente".

Em 2018, o QRCode na arborização foi uma das ações do projeto. Plaquinhas de metal que identificam espécies e contam sobre suas principais características, foram colocadas em 25 árvores na Praça da Estação.

No Fórum Gaúcho de Arborização, também foi possível conhecer a exposição "As árvores contam a história", com uma série de fotos de árvores ligadas à história da cidade. De acordo com a coordenador do programa, Ketleen Grala, a ideia foi resgatar informações sobre o patrimônio arbóreo da cidade para que a comunidade reconheça a importância de preservação desses exemplares assim como de tantos outros que muitas vezes são depredados ou vandalizados.

“O ano de trabalho como muito positivo, considerando que a população passou a receber mais esclarecimentos sobre a necessidade de cuidados adequados com as arvores, para mitigação das praticas equivocadas de podas depredatórias, assim como a valorização que poder publico passou a dar para sua equipe de manejo da arborização destacando um biólogo especializado para o manejo da arborização da cidade”, contou Grala.

A revista é gratuita e está disponível na Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proext) da Unipampa, pode ser baixada da pagina institucional do programa: http://porteiras.s.unipampa.edu.br/programaarborizacao/ ou através da pagina da rede social: https://www.facebook.com/arborizacaobage/ .

Tags: Extensão